Câmara de Rondonópolis inaugura oficialmente Sala da Procuradoria da Família e da Mulher
Foto: Assessoria
A Câmara Municipal de Rondonópolis realizou nesta quarta-feira (27) a inauguração oficial da Sala da Procuradoria da Família e da Mulher, com descerramento de placa. O espaço representa um avanço significativo no atendimento às mulheres vítimas de violência no município.
O presidente da Câmara, vereador Paulo Schuh, destacou a importância da iniciativa:
“Essa sala é um espaço para defender os direitos das mulheres. É um projeto da vereadora Kalynka, que lutou por anos pela implantação da Procuradoria. Agradecemos também ao vereador Ibrahim, que cedeu seu gabinete até concluir a obra aqui ao lado da Câmara, para ter uma sala mais adequada para atender as mulheres. Quero parabenizar os 21 vereadores porque a gente não faz nada sozinho,” externou Schuh.
A vereadora Kalynka Meirelles, autora do projeto e presidente da Procuradoria, lembrou o percurso até a inauguração.
“Desde 2022, iniciamos ações de conscientização em escolas, empresas e órgãos parceiros e logo a gente pensou na sala. Graças a essa mesa diretora, a gente viu essa sensibilidade feminina, e isso eu atribuo também a participação feminina de outras vereadoras que nos ajudaram a cobrar e mostrar a importância, por isso é importante a participação da mulher no parlamento. Hoje, o sonho que sai do papel e já realizando diversos atendimentos as mulheres vítimas violência” celebrou a vereadora Kalynka.
A vereadora Mariúva da Saúde reforçou a missão do espaço.
“O objetivo fundamental da Procuradoria da Mulher e da Família é atender mulheres vítimas de violência que ainda não têm um espaço ou não sabem como buscar ajuda. Aqui teremos atendimento de psicólogo, assistente social e advogados, oferecendo suporte com seriedade e competência. Por ser um espaço público, a Câmara proporciona mais segurança para que as mulheres se sintam acolhidas. Os atendimentos ocorrerão das 13h às 17h, e convidamos todas as mulheres a conhecerem e utilizarem este serviço.”
Pela primeira vez na história, a Câmara de Rondonópolis conta com quatro mulheres vereadoras: Kalynka Meirelles, Mariúva da Saúde, Dra. Luciana Horta e Elienai Paulino fortalecendo a representatividade feminina no Legislativo municipal.