• 23 de agosto de 2025
#Polícia #Redes #Redes Sociais #Rondonópolis

POLÍCIA

Tentativa de furto de gado termina em perseguição e troca de tiros em zona rural de Mato Grosso

Força Tática prendeu suspeitos de abigeato na BR-163; um dos envolvidos ficou ferido e quadrilha já havia furtado 20 cabeças de gado na mesma fazenda
Foto: Polícia Militar

Uma ação da Força Tática dentro da operação Tolerância Zero, em combate às facções criminosas, terminou em perseguição e troca de tiros na noite desta quinta-feira (21) na Fazenda Córrego da Onça, localizada no km 102 da BR-163, zona rural de Mato Grosso.

Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, o proprietário da fazenda, identificado como senhor W., acionou o Programa Patrulha Rural relatando que estava sendo vítima de furto de gado cometido por seus próprios funcionários. Ao chegar no local, os policiais encontraram cerca de 80 cabeças de gado já confinadas no curral, prontas para o embarque.

Na sede da fazenda, os agentes abordaram o funcionário J.V.D.S., que confessou participação no crime e disse ter recebido R$ 3 mil para colaborar com a quadrilha. Ele ainda revelou os nomes de outros três comparsas e informou que, por volta das 20h30, dois deles chegariam de motocicleta acompanhados de um caminhão boiadeiro para levar os animais.

Pouco depois, dois suspeitos chegaram de moto ao local, mas ao perceberem a presença da polícia, tentaram fugir. Durante o acompanhamento, nas proximidades do entroncamento da BR-163 com a MT-471, os criminosos atiraram contra a viatura policial, que revidou. Um dos envolvidos, identificado como J.V.N., acabou ferido na região do quadril e foi socorrido pelo Samu, sendo encaminhado ao Hospital Regional. Com ele, os socorristas encontraram uma cápsula deflagrada e uma munição intacta de calibre .38.

Na fuga, os suspeitos abandonaram uma bolsa contendo R$ 2.112 em espécie. Outro envolvido, menor de idade, foi localizado na residência do pai — também suspeito de participação — e conduzido para esclarecimentos.

De acordo com a Polícia Militar, a mesma quadrilha já havia furtado 20 cabeças de gado dessa fazenda uma semana antes.

O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia de Rondonópolis, com acompanhamento da Polícia Civil, Polícia Judiciária Militar e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). As armas utilizadas pelos policiais foram apreendidas para análise, conforme protocolo.

Os quatro suspeitos — todos sem registros criminais anteriores — foram conduzidos à delegacia. A investigação prossegue para localizar a arma utilizada pelos criminosos, que não foi encontrada no trajeto da perseguição devido à vegetação densa.