• 18 de agosto de 2025
#Ciência e tecnologia #Destaque #Mato Grosso #Redes #Redes Sociais

TECNOLOGIA

MT Cidadão integra novos serviços do Tribunal de Justiça e amplia transformação digital em Mato Grosso

Aplicativo passa a oferecer consulta de processos, canal de comunicação direto com o Judiciário e notificações em tempo real
Foto: Reprodução

O aplicativo MT Cidadão e o Portal de Serviços do Estado receberam nesta segunda-feira (18) duas novas funcionalidades do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT): a Consulta de Processo Judicial e o Fale com o Poder Judiciário de MT. Além disso, os usuários agora contam com o recurso de notificações processuais, que permite receber atualizações em tempo real diretamente no celular.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), e o TJMT, com apoio da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), responsável pela integração tecnológica.

O secretário de Gestão e Planejamento, Basílio Bezerra, ressaltou a relevância do aplicativo como elo diário entre o cidadão e o Estado. “A tecnologia precisa estar a serviço das pessoas. O MT Cidadão foi pensado para facilitar o dia a dia dos mato-grossenses, reunindo diversos serviços públicos em um único ambiente digital. Compartilhar essa ferramenta com outros órgãos e poderes está entre as diretrizes do nosso governo”, afirmou.

Criado em 2020, o sistema de governança digital coordenado pela Seplag já atende 42 órgãos estaduais e disponibiliza 144 serviços. Entre eles estão: previdência, serviços do Detran (transferência de propriedade de veículo, renovação da CNH, consulta de multas e pontos, indicação de infrator), carteiras digitais (autista, celíaco, RG, identidade funcional), holerite, certidão de vínculo funcional e serviços de educação, como transferências escolares e emissão de diplomas.

O secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital destacou o avanço da integração entre Executivo e Judiciário. “Essa interoperabilidade é um passo decisivo para um serviço público mais ágil e inteligente, que poupa tempo do cidadão. Mostramos que é possível unir Judiciário e Executivo, e no futuro integrar também setor privado, academia e sociedade civil”, afirmou.

A juíza Joseane Quinto, coordenadora do InovajusMT – Laboratório de Inovação do TJMT –, destacou o impacto prático para a população. “O Projeto Cidadania Digital facilita o acesso à Justiça. Quanto mais canais integrados oferecermos, mais acessíveis e úteis serão nossos serviços”, afirmou.

A coordenadora de Transformação Digital da Seplag, Carolina Grzybowski, também ressaltou a importância da inovação. “Mais do que um canal de atendimento, o MT Cidadão simboliza um avanço significativo na transformação digital do Estado, promovendo eficiência, transparência e comodidade para o cidadão”, disse.

O aplicativo MT Cidadão está disponível para Android e iOS, e o acesso também pode ser feito pelo portal oficial do Governo de Mato Grosso.