Bombeiros extinguem incêndio florestal em Primavera do Leste e mantêm combate em outras regiões de MT
Equipes seguem em campo com reforço aéreo e uso de maquinário pesado Foto: CBM-MT
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu, nas últimas 24 horas, seis incêndios florestais em diferentes regiões do estado, incluindo um foco registrado em Primavera do Leste. A atuação intensiva das equipes ocorreu neste domingo (17), quando outros nove focos ativos também foram controlados.
Segundo o CBMMT, em Primavera do Leste a ocorrência foi rapidamente contida, evitando que o fogo avançasse sobre áreas rurais próximas. Outros incêndios extintos foram registrados em São Félix do Araguaia, Nova Mutum, São José do Rio Claro e duas ocorrências em Nova Maringá.
Apesar do trabalho de contenção, ainda há sete incêndios florestais em andamento no estado, com destaque para casos em Nova Brasilândia, Paranatinga, Santa Terezinha, São José do Rio Claro, Pontes e Lacerda e Nossa Senhora do Livramento.
Para dar suporte às equipes, estão sendo utilizadas máquinas pesadas, caminhões-pipa e duas aeronaves de apoio no combate direto às chamas. O objetivo é reduzir riscos à população, propriedades rurais e ao meio ambiente.
Monitoramento
O Corpo de Bombeiros também acompanha 53 focos de calor ativos em Mato Grosso, sendo 23 incêndios florestais — 14 deles em terras indígenas, onde a atuação depende do Governo Federal. Outros 30 focos correspondem a queimadas irregulares, fiscalizadas pela Operação Infravermelho, que utiliza imagens de satélite para identificar áreas de risco e responsabilizar infratores.
Desde o início do período proibitivo de queimadas, já foram combatidas 110 ocorrências em 104 municípios, reforçando a gravidade da situação neste período de estiagem.