Cultura apresenta a exposição “Pelos caminhos da memória” no Museu Rosa Bororo em Rondonópolis
Foto: Assessoria
Entra em cartaz na próxima segunda-feira (18), no Museu Rosa Bororo, a mostra de artes “Pelos Caminhos da Memória”, realizada pela Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude em alusão ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto. Com vernisage marcada para as 19h, na abertura da exposição haverá uma palestra sobre design industrial, que é a atividade que se dedica a desenvolver produtos funcionais para satisfazer necessidades humanas do dia a dia, mas sem esquecer do aspecto estético e artístico do objeto. Para atingir esse intuito, o design industrial lança mão da tecnologia de forma a aliar praticidade e plasticidade na criação das peças.
Aproveitando a data que homenageia o patrimônio cultural, a Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude presta tributo a Rondonópolis, apresentando ao público objetos, fotografias, documentos e registros que pertenceram aos pioneiros do município, além de obras de arte de personalidades que ajudaram a construir a cultura local.
“Ao longo de sua história, Rondonópolis passou por várias transformações sociais, econômicas, políticas e urbana. Assim, faz-se necessária a preservação de sua memória social, pensando, especialmente, nos jovens para que não seja esquecida pelas futuras gerações. Todo esse processo envolve conhecimento, crenças, arte, moral, direitos, costumes, capacidade e hábitos transmitidos de geração a geração com toda a expressão do fazer humano”, considera o curador da mostra e coordenador de Patrimônio Material e Imaterial do Município na Pasta, Djalma Santos.
Durante a temporada, serão realizadas duas oficinas, sempre das 19h às 21h30, no Rosa Bororo, oferecidas para adultos e crianças. A primeira, sobre design industrial, acontece na quarta-feira (20) e a segunda, sobre fotografia e câmeras analógicas e digitais, ocorre na última semana do mês, na terça (26) e quarta-feira (27).
Quem quiser participar é só escolher a oficina e se inscrever pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe-YzJQKhNzYGfrwDzY01G_Ch7TuXqHjnrHYyG7Dvgv_IijEA/viewform ou se dirigir ao Museu Rosa Bororo para fazer a inscrição presencial com apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço.
A exibição das peças fica disponível para contemplação do público até 10 de setembro.
Localizado em frente à Praça Brasil, na Rua Arnaldo Estevão de Figueiredo, Centro, o Museu Rosa Bororo fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas.