• 12 de agosto de 2025
#Meio ambiente #Redes #Redes Sociais #Rondonópolis

QUEIMADAS

Prefeitura de Rondonópolis conclama moradores a denunciarem quem põe fogo em terrenos

Foto: Divulgação

Com a chegada do período de estiagem no município, a Prefeitura de Rondonópolis vem atuando para evitar as queimadas urbanas. Nesse tempo seco, basta um descuido para o fogo começar sobre áreas com vegetação. Como forma de reprimir esse crime ambiental, o poder público pede para que as pessoas possam denunciar quem puser fogo nos terrenos.

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Alvaro José Fachim Correia Farias, a Prefeitura está há vários meses em campo atuando para prevenir as queimadas nessa época do ano. Nesse sentido, a partir de uma determinação do prefeito Cláudio Ferreira, foi feita uma triagem das regiões mais problemáticas e passou a realizar a limpeza de bolsões de lixo e de terrenos públicos e privados.

Para reforçar o combate às queimadas, o Município também vem fornecendo seis caminhões-pipas disponíveis 24 horas, uma equipe de brigada com cinco brigadistas e ainda fazendo o trabalho de fiscalização por meio de fiscais de postura e do meio ambiente. Vale lembrar que, em caso de queimadas, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado para o controle e combate através do 193.

Alvaro Fachim atesta que todo munícipe tem a obrigação de deixar seus terrenos limpos, seja para evitar queimadas ou para evitar viroses e animais indesejados. A prática da limpeza de áreas com fogo é proibida, assim como o hábito de queimar folhas secas e lixo doméstico.

Em caso de algum flagrante de queimada, o secretário diz que o cidadão pode fotografar a situação e enviar por Whatsapp pelo número (66) 99234-4005, repassando o endereço do caso. Se o cidadão tiver informações que cheguem ao possível infrator, melhor ainda.

Importante enfatizar que a lei de crimes ambientais é rigorosa. Provocar incêndio em mata ou floresta (o que o inclui lotes urbanos com vegetação) pode gerar multas que vão de R$ 2.204,00 a R$ 4.400.000,00.

A preocupação não é por menos. A fumaça das queimadas causa problemas de saúde, principalmente em crianças e idosos, sobrecarrega unidades de saúde e ainda prejudica diversas atividades, como a prática esportiva.

Prefeitura de Rondonópolis conclama moradores a denunciarem quem põe fogo em terrenos

SINE Rondonópolis oferta 157 vagas de emprego