Secretaria de Cultura de Primavera do Leste realiza encerramento do Projeto Cinema na Palma da Mão
O Projeto deu a oportunidade a jovens cineastas de utilizarem os próprios telefones celulares nas produções audiovisuais Foto: Divulgação
Na noite da sexta-feira, 01, em cerimônia de encerramento realizada no tatro Municipal de Primavera do Leste, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (SECULT), promoveu o encerramento e a entrega de premiação aos participantes do projeto Cinema na Palma da Mão. O trabalho desenvolvido entre os dias 02 e 15 de julho foi feito em parceria entre a Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, por meio da Secult e a Arte Viva Filmes e Cine Escola.
A iniciativa faz parte do programa de valorização da cultura local e incentivo à formação de novos talentos promovido pela atual gestão. O projeto proporcionou a jovens e adolescentes, inclusive neurodivergentes, a oportunidade de aprender técnicas de produção audiovisual com o uso do celular, desenvolvendo habilidades criativas, trabalho em equipe e comunicação. Na oportunidade, além da entrega de certificados, foram exibidos os curtas produzidos por alunos que frequentaram as aulas na Escola Alda Scopel e na sede do Sest/Senat.
O prefeito Sérgio Machnic destacou o compromisso da gestão com a inovação e o fortalecimento da cultura. “Nosso objetivo é incentivar projetos que tragam impacto real na vida das pessoas. A Secretaria de Cultura, sob a liderança do secretário André, tem se empenhado em desenvolver ações que geram oportunidade, integração e transformação social”, afirmou.
O prefeito enfatizou ainda a importância de eventos que promovam a formação e ao mesmo tempo a oportunidade da descoberta de novos talentos em todos os segmentos sob o aspecto cultural. “Esse projeto é fantástico e torna possível a muitas pessoas mostrarem suas qualidades, o brilho nos olhos das crianças, jovens e das famílias que também participaram”, frisou.
O secretário de Cultura, André Leopoldino, avaliou a ação como o início de um legado importante. “Este projeto revelou talentos e despertou vocações profissionais. A cultura cinematográfica abre portas e oferece novos caminhos a nossos jovens. Vamos seguir ampliando esse trabalho com novas edições e parcerias”.
Com forte adesão da comunidade escolar e apoio das famílias, o projeto reforça a visão de que cultura e educação caminham juntas no desenvolvimento do município. A gestão municipal reafirma o compromisso com políticas públicas que valorizem as expressões artísticas e contribuam para a formação cidadã da população.
O projeto foi coordenado pelo cineasta Belami Freire, reconhecido nacionalmente por sua atuação no cinema independente, e durante sua realização foram promovidas oficinas práticas, desenvolvimento de roteiros e a produção de filmes autorais pelos próprios alunos. “Primavera do Leste é exemplo de gestão que valoriza a cultura como ferramenta de inclusão e educação. O apoio do poder público aqui é algo raro e inspirador”, disse o cineasta.
O profissional destacou o empenho da gestão do prefeito Sérgio Machnic com as iniciativas culturais, algo que segundo ele é perfeitamente visível e demonstra o comprometimento em desenvolver a cada dia mais este segmento.