Com recorde de participantes a 37ª Cavalgada da Exposul levou milhares de pessoas às ruas
Foto: Fotos: Ascom Exposul
Na manhã deste sábado (02/08), às ruas de Rondonópolis onde o trajeto da 37ª Cavalgada da Exposul 51 passou ficaram lotadas, com a população rondonopolitana prestigiando essa tradição que abre a programação da mais completa feira agropecuária de Mato Grosso. Nesta edição, o destaque ficou por conta da participação de mais de 700 cavaleiros, amazonas e comitivas de carros de bois, que fizeram sucesso por onde desfilaram até o Parque de Exposições.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, Lucindo Zamboni Junior, comemorou o sucesso da Cavalgada e a manutenção da tradição que passa de geração para geração. “São mais de 700 inscritos, na maior cavalgada do estado do Mato Grosso, com certeza. E é muito bom ver os animais, ver as famílias, ver as crianças, com todo mundo participando dessa festa cultural, que traz os primórdios de Rondonópolis, e traz o futuro, porque essa criançada que é o futuro da nossa nação, é o futuro de Rondonópolis. E na segunda-feira, começamos mais uma vez nossa querida Exposul, e com certeza vai ser outro sucesso”, disse.
Quem prestigiou o tradicional evento montado em um cavalo, foi o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, que destacou a organização da cavalgada e fez um convite para a população. “Parabenizar o Sindicato Rural de Rondonópolis, a comissão organizadora, não é fácil organizar um evento como esse aqui. Você traz os animais do campo para a cidade, você tem que cuidar bem deles, tratar muito bem deles, você tem que conseguir todas as licenças. Então parabenizar vocês, porque vocês estão trabalhando para não deixar a nossa tradição morrer. Bora junto! Vamos lá participar junto desta feira linda que faz parte da história da nossa cidade. Deus abençoe vocês”, explanou.
A Câmara Municipal de Rondonópolis também articulou, para que mais um dia de portões abertos fosse oferecido para a população, o presidente da Casa de Leis Municipal, Paulo Schuh, também acompanhou todo o trajeto da cavalgada. “É uma festa importante para a cidade de Rondonópolis, para a região sul. São 51 anos de Exposul, é uma marca importante e a Câmara fez essa articulação, juntamente com o prefeito, com o presidente Lucinho Zamboni, para que pela primeira vez nós tenhamos três dias gratuitos, o primeiro dia do rodeio, na quarta-feira, para a população vir participar. Então, é o trabalho da Câmara, em prol à sociedade rondonopolitana”, pontuou.
Para a organização da cavalgada, tudo ocorreu dentro do estabelecido pelos órgãos fiscalizadores e sem maiores intercorrências, com pontualidade na saída e rígido controle do bem estar animal. O diretor do sindicato, Leandro Araújo Hinrichsen, avaliou de forma positiva todo o evento. “Não era nosso objetivo, mas foi recorde de animais nas ruas, 707 animais inscritos. A gente até imaginou que não fosse acontecer por conta das novas regras que nos foram impostas. De aprendizado, temos alguns ajustes finos, é muita gente, é um evento a céu aberto, com muitas pessoas envolvidas, mas avaliamos que o saldo foi muito positivo, nenhum problema grave, ninguém se machucou, a cavalgada foi excepcional, cinco carros de bois. A minha total gratidão, porque todo mundo se desloca do campo, de cidades ao redor, vem para Rondonópolis de madrugada, muitas vezes sem dormir, não é fácil, só agradecer”, finalizou.
Ao final foi servido aos participantes um almoço com direito a arroz carreteiro, na tradicional queima do alho.
PREMIAÇÃO
A comissão organizadora da 37ª Cavalgada da Exposul, premiou os participantes em 11 categorias masculino e feminino: destaque bovino, destaque equino traia e argola, destaque muar e destaque e comitivas.
SHOWS
Com três dias de portões abertos para a população, a 51ª Exposul contará com uma grade de shows completa, nos dois primeiros dias atrações religiosas, começando na segunda-feira (04/08), para celebrar a fé com a dupla Ramon & Rafael e na terça-feira (05/09), o cantor Israel Salazar. Na quarta-feira (06/08), teremos a abertura do aguardado rodeio. Já a partir de quinta-feira (07/08), shows em dose dupla, com Danilo & Davi e Hugo & Guilherme, no melhor estilo sextou (08/08), a dupla Fred & Fabrício e a boiadeira Ana Castela, e para fechar a Exposul 51, no sábado (9/8), Israel & Rodolffo e Edson & Hudson.
A venda de passaportes segue com o valor do primeiro lote de R$ 279.99, nos seguintes pontos de vendas: West country, Padaria Vip, Txc, Arizzonas e A Ideal Tecidos.
A Exposul 51 é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis e conta com o patrocínio do Sistema Famato, Senar MT, Aprosoja, Aprosmat, Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura Municipal de Rondonópolis e Câmara Municipal de Rondonópolis.