• 1 de agosto de 2025
#Destaque #Polícia #Redes #Redes Sociais #Vídeos

NOVO CANGAÇO

Quadrilha armada invade agência bancária e foge com reféns em MT; veja o vídeo

Criminosos agiram no estilo 'novo cangaço' e fugiram em direção a Juína; reféns foram libertados durante a fuga
Foto: Reprodução

Quatro criminosos fortemente armados invadiram e assaltaram uma agência do banco Sicredi na manhã desta quinta-feira (31), no município de Brasnorte (a 580 km de Cuiabá), em uma ação violenta que incluiu a tomada de dois funcionários como reféns. A ação, segundo a Polícia Militar, segue o padrão conhecido como “novo cangaço”.

Testemunhas registraram em vídeo o momento em que o grupo deixa a agência portando fuzis e embarca em uma caminhonete sem placas, levando os reféns. Após o roubo, os suspeitos fugiram em direção ao município de Juína. No percurso, libertaram os dois funcionários, que não sofreram ferimentos.

Equipes da Força Tática de Juína, Brasnorte e Campo Novo do Parecis estão mobilizadas nas buscas, com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e de um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Em nota, o banco Sicredi informou que colabora com as autoridades na investigação e está prestando assistência aos funcionários. A agência foi danificada durante a ação criminosa e permanecerá fechada até a conclusão da perícia e dos reparos necessários. Clientes foram orientados a utilizar os canais digitais de atendimento.

O que é o ‘novo cangaço’

A expressão “novo cangaço” é usada pelas forças de segurança para descrever ataques cometidos por quadrilhas fortemente armadas, geralmente contra agências bancárias em cidades pequenas. A prática recebeu esse nome em alusão ao grupo de Lampião, que aterrorizava comunidades do sertão nordestino na década de 1930.

Brasnorte tem uma população estimada em 17,4 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2024.

Quadrilha armada invade agência bancária e foge com reféns em MT; veja o vídeo

Três homens são presos pela Polícia Civil