• 28 de julho de 2025
#Redes #Redes Sociais #Segurança Publica

CAPACITAÇÃO E SEGURANÇA

Mais de 460 servidores do Sistema Penitenciário são capacitados em MT; pistolas Glock começam a ser distribuídas

Formações atualizam rotinas operacionais e padronizam armamento da Polícia Penal com investimento superior a R$ 3,8 milhões
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso realizou, no primeiro semestre de 2025, oito cursos de capacitação voltados a policiais penais e profissionais de nível superior do Sistema Penitenciário. Ao todo, 461 servidores participaram das formações, que abrangem desde disciplinas jurídicas até treinamento com armamento e gestão administrativa.

As capacitações são promovidas pela Coordenadoria de Ensino e Aperfeiçoamento do Servidor Penitenciário (CEASP) e incluem o Curso de Formação Inicial — obrigatório para ingresso nas carreiras da Polícia Penal. A atual turma, a 12ª desde a criação da CEASP, é composta por 37 alunos em formação, com aulas que abrangem noções de direito penal e administrativo, gestão de pessoas, administração penitenciária, armamento e tiro, e atendimento pré-hospitalar.

Outros cursos oferecidos abordaram temas como o sistema estadual de gestão de documentos, registros de ocorrências policiais, operação de escâner corporal, capacitação de nutricionistas dos sistemas Penitenciário e Socioeducativo, além de nivelamento operacional e ambientação para pistolas Glock.

O secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, destacou que os investimentos em qualificação são essenciais para o aprimoramento das rotinas no setor. “A capacitação contínua garante a atualização dos procedimentos, fortalece a segurança interna e valoriza os servidores”, afirmou.

Paralelamente à formação, a Secretaria iniciou a entrega de 1.950 pistolas Glock para policiais penais em atividade, representando a padronização do armamento individual da categoria. O investimento total na aquisição foi de R$ 3,820 milhões. A distribuição teve início nas unidades de Alta Floresta, Colíder e Peixoto de Azevedo, cujos servidores já participaram do curso específico de Ambientação de Pistola Glock, também ofertado pela CEASP.

Com uma das armas mais modernas utilizadas pelas forças de segurança no mundo, o Estado busca elevar o nível de preparo e eficiência operacional do sistema penitenciário mato-grossense.

Secretaria de Justiça promove capacitação de 461 servidores do Sistema Penitenciário no primeiro semestre -

Mais de 460 servidores do Sistema Penitenciário são capacitados em MT; pistolas Glock começam a ser distribuídas

Mulher é espancada pelo marido e foge

Mais de 460 servidores do Sistema Penitenciário são capacitados em MT; pistolas Glock começam a ser distribuídas

Polícia Civil aumenta em 700% a conclusão