• 22 de julho de 2025
#Destaque #Política #Redes #Redes Sociais

POLÍTICA

José Medeiros protocola pedido de impeachment contra o ministro Flávio Dino

Foto: Assessoria

O deputado federal José Medeiros (PL) protocolou um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, alegando a prática de crime de responsabilidade.

O documento foi encaminhado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP), nesta segunda-feira (21), e solicita que a denúncia seja lida em plenário e analisada por uma comissão especial.

Segundo Medeiros, Dino extrapolou suas funções constitucionais ao defender, em um evento internacional, que o STF assumiu a tarefa de resolver problemas políticos e sociais diante da crise do presidencialismo de coalizão.

“Essa fala é uma admissão de usurpação de competências que, constitucionalmente, pertencem aos Poderes Legislativo e Executivo. Eles são os responsáveis pela formulação e execução de políticas públicas. Essa postura do ministro Dino fere a própria essência do Estado Democrático de Direito”, explicou o parlamentar.

Além disso, o deputado acusa o ministro de intervir na execução de emendas parlamentares, impondo critérios próprios e dificultando a liberação de recursos, atuando em favor do governo Lula e em detrimento do Congresso. Medeiros afirma ainda que essas decisões comprometeram a autonomia do Legislativo e agravaram o desequilíbrio institucional.

“O ministro Flávio Dino admitiu que o STF assumiu funções que não lhe cabem, interferindo nas atribuições do Congresso e do Executivo para proteger o governo que o indicou. Isso fere a independência entre os Poderes e é inaceitável”, afirmou o deputado.

O pedido também cita a Lei nº 1.079/1950, que trata dos crimes de responsabilidade de ministros do STF, apontando enquadramento nos artigos que mencionam violação à separação dos Poderes e conduta incompatível com o decoro do cargo.

 

Crédito: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

José Medeiros protocola pedido de impeachment contra o ministro Flávio Dino

Preso rompe tornozeleira e foge durante obra