Mato Grosso reduz homicídios dolosos em 41% na última década, aponta balanço da Tolerância Zero
Estado também registra queda expressiva em latrocínios e lesões corporais seguidas de morte; governo atribui resultados ao combate às facções Foto: SECOM-MT
Mato Grosso registrou uma queda de 41% nos crimes de homicídio doloso — quando há intenção de matar — nos últimos dez anos, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Governo do Estado. O levantamento faz parte do balanço do programa Tolerância Zero, que reúne ações integradas de repressão ao crime organizado.
Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), foram 327 homicídios registrados no primeiro semestre de 2025, contra 557 no mesmo período de 2015. O governador Mauro Mendes (União) destacou que os resultados refletem o trabalho contínuo das forças de segurança, mesmo diante de entraves legais e institucionais.
“Os dados da Operação Tolerância Zero mostram claramente uma redução expressiva dos crimes. O Brasil e o nosso Estado perderam muito tempo para enfrentar esse problema. As leis não ajudam, e nos acostumamos, lamentavelmente, com esse cenário. Mas, diante de tudo isso, parabenizo nossas forças de segurança. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas estamos no rumo certo”, afirmou o governador.
A redução também é significativa em outras modalidades de crimes violentos. Os casos de latrocínio (roubo seguido de morte) caíram 79% em relação a 2015, passando de 24 para cinco ocorrências no primeiro semestre. Em comparação com 2019, a redução chega a 83%, com 29 casos registrados naquele ano.
A lesão corporal seguida de morte apresentou a maior queda percentual: 87%. Foram 15 casos entre janeiro e junho de 2015, contra apenas dois no mesmo período de 2025. Em relação a 2019, quando ocorreram sete casos, a redução foi de 60%.
O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, atribuiu os resultados ao fortalecimento operacional das polícias. “Derrubamos os números e mostramos à sociedade o impacto dos investimentos realizados. Esses homens e mulheres estão nas ruas dia e noite, impedindo que o crime avance. Poucos Estados no país conseguiram resultados tão expressivos quanto Mato Grosso”, destacou.
Lançado em novembro de 2024, o programa Tolerância Zero é a principal estratégia do governo estadual contra a atuação de facções criminosas. Entre as medidas adotadas, estão o aumento no efetivo policial, investimentos em armamentos e tecnologia, além da criação da Secretaria de Justiça (Sejus), voltada exclusivamente à gestão do sistema penal.
O governo projeta novas fases do programa com foco na integração de inteligência policial e ampliação de bases operacionais em regiões estratégicas.