Dois homens são presos por extorsão a comerciante durante venda de água mineral
Acusados exigiam pagamento de “taxa” mensal em nome de facção criminosa; ação integra o programa Tolerância Zero Foto: Reprodução
A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira (4), dois integrantes de facção criminosa suspeitos de tentar extorquir um comerciante na cidade de Barra do Garças, exigindo o pagamento de uma “taxa” mensal pela venda de água mineral. A ação faz parte das estratégias do programa Tolerância Zero contra Facção Criminosa, conduzido pelo Governo do Estado.
As investigações começaram na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), após a vítima registrar um boletim de ocorrência relatando a tentativa de cobrança ilegal. Segundo o relato, os criminosos compareceram duas vezes ao comércio, conforme comprovado por imagens do circuito interno de segurança. Em ambas as ocasiões, os suspeitos informaram à funcionária que voltariam para “conversar com o patrão sobre a taxa”.
Com base nas imagens e nas informações prestadas pela vítima, os investigadores conseguiram identificar os envolvidos e representaram pela prisão preventiva de ambos. A solicitação foi acolhida pelo Judiciário com base no artigo 312 do Código de Processo Penal (CPP), resultando na expedição dos mandados e nas prisões dos suspeitos, que foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais.
De acordo com a Derf, ações semelhantes já vinham sendo investigadas desde o ano passado. Medidas cautelares têm sido adotadas para coibir esse tipo de extorsão praticada por organizações criminosas, que impõem cobranças ilegais a comerciantes como forma de gerar lucro sem esforço, por meio da intimidação.
A Polícia Civil reforça que atua de forma rigorosa no enfrentamento ao crime organizado, e que denúncias sobre práticas semelhantes podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais, como o Disque-Denúncia 197.