Primavera do Leste e outras duas cidades são alvos da Operação Hidra de Lerna contra facção criminosa
Polícia Civil cumpre mandados em três cidades e prende 10 suspeitos de tráfico, extorsão e contrabando Foto: Polícia Judiciária Civil
A cidade de Primavera do Leste foi um dos alvos da Operação Hidra de Lerna, deflagrada nesta quinta-feira (03) pela Polícia Civil de Mato Grosso, com foco no enfrentamento a uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas, extorsão a comerciantes e contrabando.
Coordenada pela Delegacia de Pedra Preta, a operação mobilizou mais de 40 policiais civis de diversas unidades especializadas, que cumpriram 22 ordens judiciais – sendo 11 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão preventiva e uma medida cautelar para bloqueio de contas e valores que somam R$ 100 mil.
Durante a ação, 10 pessoas foram presas. Também foram apreendidos aparelhos celulares, uma motocicleta de alta cilindrada, além de cigarros contrabandeados do Paraguai, que seriam distribuídos pela facção nas cidades da região.
Os mandados foram cumpridos simultaneamente em Primavera do Leste, Pedra Preta e Cuiabá. A ofensiva policial contou com apoio das Delegacias de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Roubos e Furtos (Derf), Defesa da Mulher (DEDM), 1ª DP de Rondonópolis, além das delegacias de Itiquira e da Regional de Primavera do Leste.
Segundo o delegado Felipe Neto, que coordenou a operação, as investigações identificaram um esquema de extorsão a comerciantes locais, imposto por membros da facção. “É uma organização criminosa estruturada que atua com violência e ameaça, e estamos desarticulando sua base financeira e operacional”, afirmou.
As investigações continuam, e a Polícia Civil não descarta novas prisões nos próximos dias.