• 28 de junho de 2025
#Polícia #Redes #Rondonópolis

TECNOLOGIA E SEGURANÇA

Reconhecimento facial com auxílio do Vigia Mais MT já ajudou a prender 55 foragidos em MT

Sistema tem sido essencial para identificar criminosos em eventos e vias públicas
Foto: Divulgação

O uso de câmeras com reconhecimento facial tem se mostrado um dos principais aliados no combate à criminalidade em Mato Grosso. Desde abril de 2024 até o último dia 18 de junho, 55 foragidos da Justiça foram presos com o auxílio da tecnologia, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Os equipamentos integram o programa Vigia Mais MT e estão conectados à Plataforma de Observação Elevada (POE), uma central móvel de videomonitoramento que vem sendo utilizada em grandes eventos, como jogos na Arena Pantanal e feiras no interior do estado.

Além das operações em eventos, o sistema foi expandido com câmeras instaladas em ruas e avenidas estratégicas, contribuindo para localizar e capturar procurados pela Justiça. O superintendente do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), tenente-coronel PM Wangles dos Santos Lino, destacou a importância da ferramenta:

“As câmeras estão interligadas ao banco de dados nacional de foragidos. Quando há uma correspondência facial, o sistema emite um alerta ao Ciosp, que aciona a viatura mais próxima para realizar a abordagem.”

Já o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Fernando Augustinho, reforçou que o projeto atende a uma diretriz do governador Mauro Mendes e vem gerando resultados concretos.

“É uma iniciativa inovadora que está reduzindo índices criminais e tirando criminosos das ruas. O foco é garantir segurança à população de bem”, afirmou.

O Governo de Mato Grosso pretende ampliar a cobertura do reconhecimento facial nos próximos meses, consolidando o sistema como uma das principais ferramentas na prevenção e repressão qualificada ao crime no estado.

Reconhecimento facial com auxílio do Vigia Mais MT já ajudou a prender 55 foragidos em MT

Junho bate recorde de feminicídios em Mato