• 24 de maio de 2025
#Destaque #Primavera do Leste #Redes

PRIMAVERA DO LESTE

Primavera do Leste amplia presença da cultura nas escolas com projetos de Hip Hop e Musicalização

Parceria entre Secretaria de Cultura e DRE leva oficinas artísticas a instituições estaduais e municipais

A partir da próxima semana, a cultura vai ocupar com ainda mais força o ambiente escolar em Primavera do Leste. Em uma reunião estratégica entre o secretário municipal de Cultura, Leopoldino André Chagas, e o representante da Diretoria Regional de Educação (DRE), Theo Gonçalves Vicente, foi acertada a ampliação da parceria entre as instituições para levar projetos culturais às escolas estaduais do município.

O pontapé inicial será dado na próxima terça-feira (27), às 19h30, na Escola Estadual Professora Alda Scopel, com a estreia dos projetos Família Hip Hop e Acorde PVA. A proposta é expandir o acesso à cultura por meio da expressão artística e da música, principalmente no contraturno escolar.

“Queremos descentralizar as ações culturais e estar cada vez mais próximos da comunidade escolar. Essa parceria com a DRE vem sendo construída desde o início da nossa gestão”, destacou Leopoldino André, que vê na cultura uma aliada para transformar a rotina dos estudantes.

O Projeto Família Hip Hop trará oficinas de breaking dance e práticas da cultura urbana às escolas. A iniciativa busca estimular a criatividade, fortalecer a autoestima dos jovens e transmitir valores como respeito, disciplina e protagonismo.

Já o Projeto Acorde PVA foca na musicalização de crianças e adolescentes, oferecendo aulas práticas de instrumentos musicais, com o objetivo de proporcionar uma vivência artística enriquecedora no tempo livre dos alunos.

Segundo Theo Gonçalves Vicente, da DRE, a iniciativa pode redefinir o clima escolar: “A cultura conecta os estudantes com suas origens e amplia horizontes. Ela transforma a educação em um processo mais atrativo e significativo”, pontuou.

Além da Alda Scopel, os dois projetos também serão implantados na Escola Municipal Tia Dejane, no bairro Primavera III, a partir da quinta-feira (29), também às 19h30. Ambas as instituições receberão salas ambientadas com identidade visual temática, voltadas ao universo do hip hop e da musicalização, criando espaços acolhedores e interativos.

A parceria entre cultura e educação está apenas começando. Novas escolas da rede estadual estão no radar para receber os projetos, que também incluem ciclos de palestras com temáticas culturais e sociais, ampliando o papel da escola como centro de desenvolvimento humano e comunitário.

Com iniciativas como essa, Primavera do Leste dá um passo firme na formação cidadã de seus estudantes, ao unir arte, educação e inclusão em uma só proposta.

Primavera do Leste amplia presença da cultura nas escolas com projetos de Hip Hop e Musicalização

Condenado a 80 anos é capturado pela