Policiais penais abatem drone e impedem entrada de ilícitos na Penitenciária Mata Grande em Rondonópolis
Ação faz parte da Operação Tolerância Zero e frustra tentativa de facções criminosas de burlar segurança do presídio Foto: PP-MT
Mais uma tentativa de introdução de materiais ilícitos na Penitenciária Major PM Eldo de Sá Correia, conhecida como Mata Grande, foi frustrada graças à atuação eficiente dos policiais penais da unidade. A ocorrência, registrada entre a noite de quinta-feira (22) e a madrugada de sexta-feira (23), integra as ações da operação “Tolerância Zero às Facções Criminosas”, promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso.
O alerta foi dado por sentinelas posicionados nas torres de vigilância, que avistaram um drone sobrevoando a área do presídio. De imediato, as equipes dos plantões Bravo e Charlie, mobilizadas na operação de campana, foram acionadas por rádio. Em uma resposta ágil e coordenada, os policiais conseguiram abater o equipamento aéreo antes que a carga fosse lançada dentro da unidade.
Além disso, durante rondas de rotina realizadas na sequência da ocorrência, outra remessa de materiais ilícitos foi interceptada, desta vez junto à muralha do anexo da penitenciária.
Ao todo, foram apreendidos:
-
1 drone;
-
5 aparelhos celulares;
-
14 carregadores completos;
-
12 fones de ouvido;
-
1 bateria power bank;
-
1 película protetora para celular;
-
1 capa de celular;
-
8 pacotes de fumo.
O material apreendido foi encaminhado à direção da unidade prisional para os devidos procedimentos administrativos e posterior investigação. A operação reforça o compromisso do sistema prisional do Estado com o combate às ações de facções criminosas, reforçando o controle e a segurança nas penitenciárias de Mato Grosso.