Rondonópolis realiza 1ª Capacitação para Egressos do Sistema Prisional com foco na reintegração social
Evento contou com participação da Defensoria Pública, Escritório Social e parceiros institucionais para orientar ex-detentos em sua nova trajetória de vida Foto:
Na manhã desta quarta-feira (30), foi realizada a 1ª Capacitação aos Egressos do Sistema Prisional de Rondonópolis, no auditório do Núcleo dos Conselhos. A iniciativa, que representa um importante passo rumo à reintegração social de ex-detentos, foi promovida por meio da atuação conjunta entre o Escritório Social, a Defensoria Pública do Estado, o Sistema Penal – Polícia Penal, a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e o próprio Núcleo dos Conselhos.
O encontro reuniu diversos especialistas e representantes institucionais, entre eles a defensora pública Drª Giovana Marielly da Silva, o policial penal Fernando Bento de Souza e membros da equipe técnica do Escritório Social, como o psicólogo Aluísio Lins Vitório, a assistente social Vanderléia Quilante e a coordenadora Adriana Ferreira. Também participaram o superintendente da proteção especial da Secretaria de Assistência Social, Jailton de Lucena Dantas, e o gerente do Núcleo, Wagner Garcia Bolonhesi.
A capacitação teve como objetivo orientar os egressos sobre seus direitos, deveres e possibilidades no processo de reintegração à sociedade. O Escritório Social de Rondonópolis, implementado com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é referência no acolhimento e apoio a essas pessoas, oferecendo acompanhamento psicossocial, orientação jurídica e acesso a serviços públicos.
Com foco na promoção da cidadania, a Prefeitura de Rondonópolis tem investido na qualificação e empregabilidade dos egressos, contribuindo de forma significativa para a redução da reincidência criminal e para a construção de uma cidade mais inclusiva e justa.