• 29 de abril de 2025
#Cuiabá #Destaque #Política #Redes

CUIABÁ

Escândalo na Câmara de Cuiabá: parlamentares e empresários alvos da Operação Perfídia

Investigação revela esquema de propina envolvendo parlamentares e empresa responsável pelo Contorno Leste; dois vereadores são afastados e bens são bloqueados pela Justiça
Foto:

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (DECCOR), deflagrou nesta terça-feira a Operação Perfídia, que desmantela um suposto esquema de corrupção no coração do Legislativo cuiabano. A ação tem como foco denúncias de que vereadores teriam exigido propina da empresa responsável pelas obras do Contorno Leste, em troca da aprovação de uma pauta legislativa crucial para o repasse de verbas públicas.

Ao todo, foram 27 ordens judiciais cumpridas em Cuiabá, incluindo mandados de busca e apreensão em gabinetes parlamentares, quebra de sigilos telefônicos e eletrônicos, além do sequestro de bens, valores e imóveis de cinco investigados — entre eles dois vereadores já afastados de suas funções, um empresário e dois funcionários da construtora envolvida.

Segundo a DECCOR, parte da propina foi depositada em conta bancária indicada por um dos parlamentares, enquanto outra parte teria sido paga em espécie, dentro de um gabinete da Câmara Municipal, onde as negociações ilícitas teriam acontecido, inclusive sob o alcance do sistema de monitoramento interno.

A Justiça determinou ainda que os envolvidos estão proibidos de manter contato entre si, acessar a Câmara Municipal e os locais das obras, sair da cidade sem autorização e devem entregar seus passaportes.

O nome da operação, “Perfídia”, remete à traição e à falsidade — elementos centrais neste caso que expõe, mais uma vez, os tentáculos da corrupção dentro das instituições públicas.