Prefeitura de Rondonópolis inicia limpeza de áreas públicas para combater terrenos sujos
Trabalho começou no Dom Osório Stoffel e segue cronograma com base em fiscalizações da Receita Municipal Foto:
Atendendo solicitação da Secretaria de Fazenda, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente iniciou, nesta quinta-feira (25), a limpeza de terrenos públicos pertencentes ao município. A ação começou por uma área localizada no residencial Dom Osório Stoffel e integra um cronograma semanal de serviços.
O planejamento da força-tarefa é dividido entre manhãs dedicadas à limpeza de terrenos privados — conforme notificações e fiscalizações da Receita Municipal — e tardes destinadas aos espaços públicos.
A medida está amparada pelo decreto municipal nº 12.663, publicado esta semana, que regulamenta a lei sobre manutenção de terrenos urbanos. A nova norma determina que, caso o proprietário não cumpra com as exigências de limpeza após notificação e multa, o município poderá executar o serviço e cobrar os custos posteriormente.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Álvaro Fachim, a iniciativa tem como foco principal manter a cidade limpa e livre de doenças como a dengue e a chikungunya. “Vamos seguir com esse trabalho até que consigamos reduzir significativamente o número de terrenos sujos em Rondonópolis”, afirmou.