Saída de deputados abre espaço para renovação no MDB de Mato Grosso, diz Janaina Riva
Deputada nega crise e defende nova fase da sigla com aproximação ao campo conservador. Sigla projeta reestruturação para 2026. Foto: Reprodução
A possível saída dos deputados federais Emanuelzinho e Juarez Costa do MDB não representa um enfraquecimento da legenda em Mato Grosso, segundo avaliação da deputada estadual Janaina Riva. Para ela, o momento marca o início de uma nova fase da sigla, que deve mirar em renovação de lideranças e maior alinhamento com pautas conservadoras.
“Construir uma chapa com dois deputados no mandato é mais difícil do que sem nenhum. Quando tem gente já eleita, quem está fora fica com o pé atrás, achando que não tem chance. A saída pode, inclusive, facilitar para atrair novos nomes”, afirmou Janaina ao comentar as movimentações internas.
Emanuelzinho é cotado para ingressar no PSD, partido presidido no Estado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Já Juarez Costa mantém conversas avançadas com o Republicanos, sigla do vice-governador Otaviano Pivetta. Embora evite confirmar as desfiliações, Janaina reconhece que o partido já trabalha com o cenário de saída dos dois.
“Eles não são inimigos do partido. Mas precisamos de uma definição até o fim do ano para reorganizar o MDB com tempo”, pontuou.
Disputa interna e nova liderança
A relação entre Janaina e Juarez já vinha estremecida desde que o deputado federal manifestou interesse em assumir o comando do diretório estadual do MDB, após a aposentadoria de Carlos Bezerra. Janaina também disputava a presidência da sigla e frustrou os planos de Juarez, que passou a dialogar com outras legendas.
A deputada, no entanto, minimiza o episódio e reforça que o momento é de reorganização. “Essa é uma oportunidade de montar uma chapa nova. E o MDB vai respeitar a decisão de quem quiser seguir outro caminho”, disse.
Com a saída de Bezerra da presidência, o MDB deve passar por mudanças tanto no perfil ideológico quanto na estratégia política. O deputado estadual Thiago Silva, aliado de Janaina, defende que a sigla adote um posicionamento mais à direita, com aproximação ao campo conservador.
“O partido está num momento de transição. Tanto eu, quanto Janaina e o Dr. João, defendemos que o MDB assuma um perfil mais alinhado à direita. É isso que estamos construindo no novo diretório”, declarou.
Segundo Thiago, o MDB continua sendo uma das principais forças políticas do Estado, com diretórios em todos os 142 municípios e ampla base entre prefeitos e vereadores. A meta, agora, é construir uma chapa estadual forte para 2026.
Senado, comando partidário e eleições
Thiago Silva afirmou ainda que está à disposição para a presidência estadual da legenda, mas sinalizou apoio ao nome de Janaina, caso haja consenso interno. “Ela é uma grande liderança e, se houver entendimento, apoio sem dúvidas.”
O parlamentar também comentou o bom desempenho de Janaina em pesquisas internas para o Senado Federal. “Ela aparece muito bem nas sondagens, o que mostra a força do nome dela dentro e fora do partido.”
Sobre uma eventual candidatura própria à Câmara dos Deputados, Thiago desconversou: “Todo mundo tem esse desejo, porque você consegue ajudar mais o Estado, mas hoje meu foco é a reeleição como deputado estadual.”
A eleição da nova direção estadual do MDB está prevista para ocorrer até agosto e deve marcar o reposicionamento da legenda tanto em nível programático quanto eleitoral.