Trio é preso por extração ilegal de madeira em reserva ecológica
Operação da Polícia Civil flagra trio em plena extração ilegal na Estação Ecológica Rio Ronuro, em Feliz Natal; motosserra e equipamentos foram apreendidos. Foto:
Durante ação realizada nesta quinta-feira (10), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), prendeu três homens suspeitos de extração ilegal de madeira na Estação Ecológica Rio Ronuro, em Feliz Natal (124 km de Sinop). A operação faz parte das ações da Operação Orcs, deflagrada no município para combater crimes ambientais na região.
As prisões ocorreram após denúncias apontarem atividades ilícitas dentro da reserva e a presença de um trator escondido na mata. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram toras de madeira derrubadas e parcialmente serradas, além de um acampamento onde dois dos suspeitos estavam alojados. Eles afirmaram ter sido contratados para serviços específicos: um seria responsável por fazer lascas, e o outro por auxiliar no descascamento das toras.
Embora tenham negado saber o paradeiro do trator, os suspeitos mencionaram que uma máquina estragada havia sido levada para conserto na cidade. Pouco depois, um terceiro homem foi localizado e preso. Com eles, os policiais apreenderam uma motosserra, celulares e uma antena de internet de alta tecnologia. Os acampamentos foram destruídos.
Segundo a Dema, as investigações continuam para identificar outros envolvidos na extração ilegal. Todos os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Feliz Natal e estão à disposição da Justiça.