• 14 de abril de 2025
#Chicote #Política #Redes #Rondonópolis

BASTIDORES

RONDONÓPOLIS Percival se articula e pode sair a governador ou deputado federal

Ele tem conversado com lideranças partidárias e tentado arrebanhar novamente o grande grupo de lideranças populares que já o apoiaram no passado
Foto: Divulgação

O ex-prefeito rondonopolitano Percival Muniz tem dito a algum tempo que pretende sair como candidato a governador do estado em 2026. Ele tem conversado com lideranças partidárias e tentado arrebanhar novamente o grande grupo de lideranças populares que já o apoiaram no passado, mas encontra dificuldades devido ao tempo fora do poder e à sua própria inércia, já que anda sumido das ruas e dos embates municipais.

Tido como um dos políticos mais hábeis de Mato Grosso, com uma rara capacidade de articulação política e tendo no currículo a colaboração decisiva na eleição de governadores, senadores e outros políticos igualmente importantes, Percival está fora do poder desde o final de 2016, quando perdeu a sua reeleição para o também ex-prefeito José Carlos do Pátio, e de lá para cá já ensaiou sair candidato a governador em 2022 e prefeito em 2024, mas tudo ficou somente no ensaio.

Nas duas ocasiões, colocou o nome à disposição para ser o candidato dos grupos de centro à esquerda e foi para casa, esperando uma tal de “aclamação popular”, ou seja: que os partidos e os eleitores o escolhessem candidato e fossem em multidão aclamá-lo como o nome para salvar a safra.

Mas nada disso aconteceu no passado e dificilmente acontecerá no futuro, pois ele e todos os que entendem o mínimo do jogo político sabem que espaço na política não se doa, não se empresta ou se ganha de graça: é preciso conquistar! E como fica esperando sem se articular, dificilmente disputará o cargo majoritário.

Uma corrente próxima ao ex-prefeito tem defendido que saia como candidato a deputado federal, cargo que já exerceu no passado, mas novamente vale dizer que para conseguir êxito na empreitada é preciso sair da moita e mostrar a cara, se expor a aparecer mais vezes em público, dar mais  entrevistas e pitacos na política municipal, se consolidando como alternativa para os eleitores, tanto os que tem tendência de votar nele como aqueles que chegaram na cidade depois de sua passagem pela prefeitura e não o conhecem.

Mas caso decida de fato partir para o ataque e percorrer os caminhos para viabilizar seu nome, seja para governador ou deputado federal, é certo que fará muito barulho e vai incomodar os favoritos, podendo até ganhar as eleições, pois tem muitos apoiadores ainda.

RONDONÓPOLIS Percival se articula e pode sair a governador ou deputado federal

Homem é flagrado itens de arrombamento no