Blairo Maggi Acende o Pavio; Declaração pode selar futuro político de Pivetta em 2026
Você já parou para pensar que uma simples frase pode mudar o rumo da política de um estado inteiro? Foto:
Pois foi exatamente isso que aconteceu na última quinta-feira (03), em um vídeo que viralizou nas redes sociais, gravado no Piauí.
No vídeo, o ex-governador e ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), faz uma declaração aparentemente casual, mas que carrega um peso estratégico: ele se refere ao atual vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), como o “futuro governador”.
À primeira vista, a fala parece apenas reconhecer o óbvio.
Afinal, caso o atual governador Mauro Mendes (União Brasil) leve adiante seu projeto de candidatura ao Senado Federal, precisará renunciar ao cargo até 5 de abril de 2026, cumprindo o prazo legal.
Nesse cenário, Pivetta assumiria automaticamente o comando do estado a partir de 6 de abril do próximo ano.
Mas será que foi só isso?
Blairo não estava sozinho. Ao seu lado, estava o agro empresário Eraí Maggi, primo do ex-governador e uma das figuras influentes na articulação política do agronegócio em Mato Grosso.
E quando Blairo fala, o agro ouve.
Mais do que uma previsão, a declaração soa como um sinal claro de apoio — talvez até um alinhamento estratégico antecipado.
Leia nas entrelinhas: esse apoio pode estar pavimentando uma candidatura robusta de Pivetta ao Governo do Estado em 2026, respaldada por um dos grupos mais poderosos do estado: o agronegócio.
Ao mesmo tempo, essa articulação pode indicar um possível acordo de bastidores para evitar fragmentação dentro do setor e viabilizar uma chapa majoritária forte.
Ao endossar Pivetta, o agronegócio sinaliza um pacto de unificação, desencorajando outras candidaturas do setor ao governo.
Esse movimento não apenas fortalece a posição de Pivetta como nome de consenso, mas também abre caminho para a construção de uma aliança mais ampla, que acomode outras lideranças em torno da disputa ao Senado, incluindo a possível candidatura de Mauro Mendes.
O resultado? A consolidação de um bloco político coeso, estratégico e liderado por Pivetta, com os olhos voltados para 2026.
Ilson Galdino – Advogado e Servidor Público.