RONDONÓPOLIS Kalynka quer execução do Hino Nacional na rede municipal de ensino
O projeto já foi aprovado e sancionado e deve começar a ser aplicado nos próximos dias Foto: Denilson Paredes/NMT
Um projeto de lei da vereadora Kalynka Meirelles (PL) quer a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras brasileiras, do Estado e de Rondonópolis nas escolas da rede municipal. O projeto já foi aprovado e sancionado e deve começar a ser aplicado nos próximos dias.
De acordo com a parlamentar, a ideia é resgatar sentimentos como o civismo nas crianças. “O objetivo principal é resgatar o civismo, resgatar o sentimento de patriotismo. A gente quer fazer com que o município também resgate esses valores, principalmente do patriotismo, do civismo, desde os pequenininhos. Quando você ensina o pequeno, ele vai reproduzindo ao longo da vida”, explicou.
Ela conta que algumas unidades escolares já começaram a executar o Hino Nacional antes do início das aulas e a recepção por parte das crianças foi positiva. “Eles gostam bastante, se identificam bastante com a bandeira brasileira, com a bandeira do município, com a bandeira do estado também”, externou.
Kalynka continua lembrando que nas escolas militarizadas do estado a execução do Hino e o hasteamento das bandeiras é prática comum e, somada à disciplina imposta, tem resultado em um melhor aproveitamento por parte dos estudantes, que tem alcançado melhores resultados em avaliações como o Indice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB).
Segurança nas escolas
Outra iniciativa da vereadora foi cobrar da administração municipal a instalação de câmeras de vigilância nas escolas da rede municipal, o que já foi feita em várias delas, mas deve chegar a todas as unidades escolares.