• 3 de abril de 2025
#Cuiabá

AMPARA homenageia prefeito, vice-prefeita e reforça a importância da adoção

Foto:

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Coronel Vânia Rosa, receberam na segunda-feira (31) noções de aplausos durante a sessão solene que celebrou os 16 anos da Associação Mato-Grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (AMPARA). O evento foi realizado no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal de Cuiabá e presidido pela vereadora Katiuscia Manteli. A solenidade também foi acompanhada pela primeira-dama e vereadora Samantha Iris (PL). A prefeita de Várzea Grande Flávia Moretti também participou do evento e foi agraciada com uma honraria.

Durante seu discurso, o prefeito Abilio Brunini destacou a importância da família no acolhimento de crianças e adolescentes, reforçando o papel essencial da adoção como forma de curar feridas e manifestar o amor incondicional. Ele também elogiou o trabalho da AMPARA e seus voluntários, ressaltando a relevância do projeto de lei sobre a Família Acolhedora. “O trabalho da AMPARA é um exemplo de dedicação e compromisso com a infância. A família é a base do acolhimento e da transformação na vida dessas crianças”, afirmou.

Para a coronel Vânia, a adoção precisa ser menos burocrática. “Tenho me entregado muito em todas as linhas de frente da Assistência Social e as que mais comovem envolvem crianças e idosos. Toda vez que visitamos um espaço com esse público, faço o máximo para atender eles enquanto sociedade. Rogo a Deus todos os dias para termos cada dia menos crianças órfãs e o processo de adoção seja menos burocrático”.

O evento também contou com a presença do procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso, Paulo Prado, que reforçou a urgência de acolher crianças, seja em uma família adotiva, seja provisoriamente em uma família acolhedora. Citando Renato Russo, ele declarou: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”, enfatizando a necessidade de agir com rapidez e sensibilidade para garantir um lar seguro para essas crianças.

Durante a sessão, foram entregues moções de aplauso a 42 pessoas que contribuíram com a entidade ao longo dos anos. A AMPARA atua na orientação e apoio a famílias adotivas, promovendo os direitos de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.

Em seu discurso, Katiuscia destacou a relevância do evento para seu início no Legislativo cuiabano. “Estou profundamente emocionada por ser minha primeira sessão solene e, principalmente, por homenagear uma causa tão importante. A AMPARA tem um papel essencial na sociedade, e essa homenagem é um reconhecimento ao seu trabalho”, afirmou a vereadora.

A fundadora da AMPARA, Lindacir Rocha, celebrou a trajetória da instituição. “São 16 anos de conquistas, desafios e muito aprendizado. Ter esse reconhecimento significa que nossa luta segue no caminho certo”, declarou. A presidente da entidade, Daisy Guillem, ressaltou a necessidade de apoio público. “Nosso trabalho depende de políticas públicas e da sensibilização da sociedade. Essa homenagem mostra que estamos sendo ouvidos e que nossa causa está sendo valorizada”, afirmou.

A primeira-dama, Samantha Iris, reforçou a importância do trabalho da AMPARA. “Essa associação fortalece a rede de acolhimento e incentiva a adoção responsável. Seu papel na defesa dos direitos das crianças e adolescentes é fundamental”, destacou.

A sessão também contou com a participação de autoridades do sistema de justiça, que reforçaram a importância da adoção e do fortalecimento das instituições de apoio às famílias adotivas.

#PraCegoVer

A foto mostra pessoas que receberam as homenagens. Entre elas, Abilio e Vânia.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT