Unidades do Sistema Socioeducativo recebem câmeras do Vigia Mais MT
Foto:
Unidades do Sistema Socioeducativo, da Secretaria de Estado de Justiça, passam a ter câmeras do sistema do Vigia Mais MT, programa de videomonitoramento da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Agentes do Sistema Socioeducativo concluíram, nesta quarta-feira (19.3), uma capacitação para operar o sistema de videomonitoramento das unidades de internação e de projetos externos.
O curso de noções básicas de rede e CFTV do Socioeducativo contou com a participação de 20 agentes que fizeram a instalação de 14 câmeras fixas e duas do modelo câmeras speed dome, além da estruturação do local e a implantação e troca do equipamento de controle e armazenamento do sistema. Dois servidores do Socioeducativo com certificação em videomonitoramento instruíram a capacitação.
A secretária adjunta do Sistema Socioeducativo e Política sobre Drogas, Lenice Silva explicou que, em Cuiabá, as câmeras do programa estão instaladas nos centros de atendimento masculino e feminino, no antigo Complexo Pomeri, e no projeto Equoterapia na Medida, no bairro Carumbé. Além disso, todas as unidades socioeducativas tem vigilância eletrônica operada pela Secretaria.
No interior do estado, as câmeras do Vigia Mais MT atendem o Centro de Socioeducativo de Barra do Garças e a próxima unidade a receber os equipamentos será a de Sinop.
As imagens do videomonitoramento são acompanhadas pela equipe do Sistema Socioeducativo e enviadas à central do programa Vigia Mais, que é coordenado pelo Ciosp, da Secretaria de Segurança Pública.
O programa foi lançado em março de 2023 e foram adquiridas 15 mil câmeras, incluindo modelos OCR, Speed Dome e fixas. O Vigia Mais MT tem como objetivo a redução de até 40% nos índices de criminalidade nos municípios participantes.
Fonte: Governo MT – MT