União Europeia Avalia Adiar Retaliação Contra Tarifas dos EUA para Abril
Foto:
A União Europeia (UE) poderá adiar até meados de abril a implementação de um conjunto de contramedidas contra os Estados Unidos, relacionadas às tarifas de aço e alumínio estabelecidas pelo ex-presidente Donald Trump. A informação foi compartilhada nesta quinta-feira por Maros Sefcovic, comissário europeu de Comércio.
A Comissão Europeia havia proposto a reimposição de tarifas sobre produtos norte-americanos no valor de 4,5 bilhões de euros a partir de 1º de abril. O segundo pacote de medidas, com sobretaxas sobre outros 18 bilhões de euros de produtos dos EUA, seria iniciado em 13 de abril.
Sefcovic destacou que a UE está considerando alinhar as datas de implementação desses dois pacotes de contramedidas, permitindo uma consulta mais eficaz com os Estados membros sobre as listas e proporcionando mais tempo para as negociações com os Estados Unidos. “Isso nos daria uma oportunidade de tratar ambos os conjuntos de contramedidas de forma simultânea”, afirmou o comissário durante uma audiência no Parlamento Europeu.
Entre as principais medidas do primeiro pacote está a aplicação de uma tarifa de 50% sobre o bourbon norte-americano. Essa ação, no entanto, gerou uma ameaça por parte de Trump, que afirmou considerar a imposição de uma tarifa de 200% sobre vinhos e outros produtos alcoólicos da UE, caso o bloco europeu siga com a medida.
Além disso, o governo Trump também está planejando a implementação de novas tarifas a partir de 2 de abril.
O primeiro-ministro francês, François Bayrou, comentou que a UE pode estar errada ao focar no uísque norte-americano, enquanto a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, alertou seus colegas europeus contra a escalada do conflito comercial com os EUA. Meloni, que tem uma proximidade com Trump, afirmou: “Não tenho certeza de que responder às tarifas com mais tarifas seja necessariamente um bom negócio.”
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio