RONDONÓPOLIS Comunidade rural da Beroaba cobra reconstrução de ponte destruída pelas chuvas
A cabeceira da ponte rodou com as águas da chuva do último dia 18 de janeiro e desde então os moradores da região precisam dar grandes voltas para virem para a cidade Foto: Divulgação
Moradores e sitiantes da comunidade rural da Beroaba, em Rondonópolis, cobram a reconstrução de uma ponte de madeira que foi parcialmente destruída pelas águas das fortes chuvas dos últimos meses. Sem poderem usar a ponte, por onde passam além da produção de leite local, entre outras, e os ônibus do transporte escolar, a comunidade tem passado por transtornos e querem uma solução para o problema.
De acordo com o sitiante Carlos Eduardo dos Santos, o popular Cadu, que tem um pequeno comércio na localidade, a ponte já estava em péssimo estado e a sua cabeceira rodou com as águas da chuva do último dia 18 de janeiro e desde então os moradores da região precisam dar grandes voltas para virem para a cidade ou irem até uma propriedade vizinha que fique do outro lado do Córrego do Piteira. “É por essa ponte que passava os ônibus que transportavam os estudantes do assentamento Chico Mendes, que fica aqui próximo. Tem também o pessoal que tira leite e tem que levar para a cidade. Estamos todos prejudicados com essa situação”, afirmou.
Ainda de acordo com o sitiante, desde que a cabeceira da ponte ruiu, um dos lados dela está apoiado apenas em algumas manilhas, com risco até de rodar com alguma outra forte chuva. “O ideal é fazer uma ponte com aduelas de concreto, mas o que nós queremos é solucionar essa situação e precisamos que façam um desvio para a gente poder passar”, completou Carlos Eduardo.
Ele informou ainda que já os moradores da Beroaba já cobraram os reparos na ponte tanto para o prefeito Cláudio Ferreira, quanto de alguns vereadores que os moradores entraram em contato.
Outro lado
Procurada para se posicionar a respeito da situação e sobre se já trabalha em alguma solução para os moradores, a prefeitura se manifestou em nota enviada à redação do NMT e informou, por meio da Secretaria Adjunta de Agricultura e Pecuária, que a manutenção da ponte em questão é de responsabilidade do Governo do Estado.
A nota continua afirmando que de acordo com informações repassadas pelo Estado, as obras já terão início e a empresa responsável pela execução do projeto já estaria em Rondonópolis.
Um engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura foi designado para acompanhar e fiscalizar os trabalhos e a Secretaria Adjunta de Agricultura e Pecuária também cedeu espaço para a montagem do material necessário para a obra.