Gestores dos Distritos Sanitários Indígenas participam de semana de formação em Brasília
Foto:
A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) acabam de realizar uma Semana de Acolhimento e Formação aos representantes dos escritórios regionais e distritais da agência nos dez Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que já tem sua força de trabalho gerida pela AgSUS.
O encontro aconteceu em Brasília, de segunda (10) a sexta-feira (14), e reuniu coordenadores, chefes e assessores dos escritórios regionais de Boa Vista (RR) e Cuiabá (MT) e dos escritórios distritais de Barra do Garças (MT), Colíder (MT), Governador Valadares (MG), Campo Grande (MS), Tefé (AM), Atalaia do Norte (AM), Tabatinga (AM) e Redenção (PA).
O objetivo do encontro foi aproximar e promover a integração da equipe administrativa da agência com a equipe administrativa nos escritórios regionais responsáveis pela coordenação dos trabalhadores da saúde indígena. Entre os assuntos discutidos, uma apresentação detalhada da agência, com Missão, Visão, Valores, os objetivos estratégicos e resultados-chave que ela busca no ano de 2025.
O Secretário da Sesai, Weibe Tapeba, destacou que a atuação da AgSUS fortalece a atenção à saúde nos territórios e reflete uma conquista histórica da luta dos povos indígenas. “Coube à nossa gestão resolver um imbróglio muito antigo da Saúde Indígena, que era mudar o sistema de provimento da força de trabalho. O ano de 2025 é de transição para implementarmos um novo modelo comprometido com a eficiência e a assistência de qualidade. Estamos vivendo um momento muito relevante para a política indigenista brasileira”, afirmou o secretário.
O diretor de Operações da AgSUS, Williames Pimentel, ressaltou a importância do empenho de toda a equipe para o sucesso do trabalho nos DSEIs. “É preciso uma equipe competente, dedicada, que goste de gente e esse é o caso dos trabalhadores e trabalhadoras da AgSUS. Estamos todos comprometidos com essa importante missão de garantir saúde de qualidade aos povos indígenas deste país”, destacou.
Durante toda a semana, os participantes puderam conhecer de perto os fluxos de comunicação, os normativos internos, ferramentas de trabalho, padrões de controle, conduta e ética. Uma verdadeira imersão. No último dia, uma visita técnica levou todos a conhecerem as instalações da sede, seus departamentos, setores e breve apresentação dos colaboradores, que devem ser parceiros dos escritórios, diariamente.
Sílvia Alves
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde