• 20 de fevereiro de 2025
#Saúde

Gestores dos Distritos Sanitários Indígenas participam de semana de formação em Brasília

Foto:

A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) acabam de realizar uma Semana de Acolhimento e Formação aos representantes dos escritórios regionais e distritais da agência nos dez Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que já tem sua força de trabalho gerida pela AgSUS. 

O encontro aconteceu em Brasília, de segunda (10) a sexta-feira (14), e reuniu coordenadores, chefes e assessores dos escritórios regionais de Boa Vista (RR) e Cuiabá (MT) e dos escritórios distritais de Barra do Garças (MT), Colíder (MT), Governador Valadares (MG), Campo Grande (MS), Tefé (AM), Atalaia do Norte (AM), Tabatinga (AM) e Redenção (PA). 

O objetivo do encontro foi aproximar e promover a integração da equipe administrativa da agência com a equipe administrativa nos escritórios regionais responsáveis pela coordenação dos trabalhadores da saúde indígena. Entre os assuntos discutidos, uma apresentação detalhada da agência, com Missão, Visão, Valores, os objetivos estratégicos e resultados-chave que ela busca no ano de 2025. 

O Secretário da Sesai, Weibe Tapeba, destacou que a atuação da AgSUS fortalece a atenção à saúde nos territórios e reflete uma conquista histórica da luta dos povos indígenas. “Coube à nossa gestão resolver um imbróglio muito antigo da Saúde Indígena, que era mudar o sistema de provimento da força de trabalho. O ano de 2025 é de transição para implementarmos um novo modelo comprometido com a eficiência e a assistência de qualidade. Estamos vivendo um momento muito relevante para a política indigenista brasileira”, afirmou o secretário. 

O diretor de Operações da AgSUS, Williames Pimentel, ressaltou a importância do empenho de toda a equipe para o sucesso do trabalho nos DSEIs. “É preciso uma equipe competente, dedicada, que goste de gente e esse é o caso dos trabalhadores e trabalhadoras da AgSUS. Estamos todos comprometidos com essa importante missão de garantir saúde de qualidade aos povos indígenas deste país”, destacou.

Durante toda a semana, os participantes puderam conhecer de perto os fluxos de comunicação, os normativos internos, ferramentas de trabalho, padrões de controle, conduta e ética. Uma verdadeira imersão. No último dia, uma visita técnica levou todos a conhecerem as instalações da sede, seus departamentos, setores e breve apresentação dos colaboradores, que devem ser parceiros dos escritórios, diariamente.

Sílvia Alves
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Gestores dos Distritos Sanitários Indígenas participam de semana de formação em Brasília

Servidora da Saúde integra equipe do Consems

Gestores dos Distritos Sanitários Indígenas participam de semana de formação em Brasília

Vinhos de Inverno do Sul de Minas