“Mais Acesso a Especialistas é eficiência no serviço e, sobretudo, tempo de vida para paciente”, diz ministra
Foto:
Em sequência de agendas em São Paulo, nesta segunda-feira (17), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, aproveitou a oportunidade para destacar avanços no Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). Na visita, ela conheceu a estratégia de implantação do programa no Hospital São Paulo – que teve sua Emergência Referenciada inaugurada hoje.
“O Mais Acesso a Especialistas é eficiência no serviço e, sobretudo, tempo de vida para paciente”, disse Trindade, em reunião com a diretoria do hospital.
No encontro, a ministra também destacou a realização de um mutirão nacional para reduzir ainda mais as filas de cirurgias eletivas, a partir de março.
“O presidente Lula e eu temos o compromisso de reduzir o tempo de espera por cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS)”, reforçou.
Entenda o Programa de Redução das Filas
O Programa Nacional de Redução das Filas foi instituído em 2023 pela ministra Nísia Trindade. Em 2023, o programa contou com uma vigência inicial de um ano e orçamento de R$ 600 milhões. Para fortalecer e dar continuidade ao programa em 2024, foram destinados R$ 1,2 bilhão aos estados e ao Distrito Federal.
Para 2025, uma novidade: o programa foi incorporado ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), no componente de cirurgias.
- Visita ao Ambulatório de Especialidades do Hospital de Clínicas, em São Bernardo do Campo (Foto: Taysa Barros/MS)
Agendas em São Paulo
Ao longo desta segunda, a ministra também conheceu as instalações do Hospital do Rim, em São Paulo. A unidade possui 151 leitos – 97% SUS.
Em seguida, a ministra foi a São Bernardo do Campo (SP), onde vistoriou o Ambulatório de Especialidades do Hospital de Clínicas e reuniu-se com o prefeito do município, Marcelo Lima.
Já em Mauá, também no interior paulista, a ministra Nísia Trindade encontrou o prefeito, Marcelo Oliveira, onde discutiu investimentos na saúde do município.
Nísia Trindade também visitou o Hospital de Clínicas Dr. Radames Nardini, que possui 231 leitos 100% SUS. Os leitos de especialidades cirúrgica SUS são 60, os leitos clínicos SUS são 48, leitos pediátricos são 20.
Nathan Victor
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde