• 20 de fevereiro de 2025
#Esportes

Brasil conquista ouro no vôlei sentado em estreia no Invictus Games

Foto:

Uma participação inédita veio acompanhada de uma conquista histórica. A delegação brasileira que disputou o Invictus Games, no Canadá, conquistou a medalha de ouro no vôlei sentado na madrugada deste domingo (16), em sua primeira participação no evento. A competição internacional reuniu centenas de militares com deficiência em Vancouver, com disputas em 11 modalidades esportivas.

Desde o embarque para a competição, acompanhado de perto pelo Ministério do Esporte, a alegria e a satisfação já ficaram evidentes diante da oportunidade de representar o Brasil nos jogos. O país, ao lado da Colômbia, foi um dos únicos da América Latina a participar do evento, que reuniu outras 22 delegações. O apoio do Ministério do Esporte foi fundamental para o sucesso da missão. Por meio da Secretaria Nacional do Paradesporto (SNPAR), a pasta destinou R$ 170 mil para a aquisição de passagens aéreas, diárias e seguro-viagem, garantindo a participação dos atletas.

O secretário da SNPAR, Fábio Araújo, acompanhou a delegação nos jogos e destacou o simbolismo da participação brasileira na competição internacional. “Essa conquista tem uma representatividade que vai muito além do título. É a materialização do talento e do compromisso dos nossos atletas. A SNPAR se orgulha de ter viabilizado a participação da delegação brasileira neste evento histórico, garantindo que nossos atletas tenham a oportunidade de competir no mais alto nível”, afirmou.

A conquista
O título brasileiro veio após uma campanha invicta, na qual a equipe não perdeu nenhum set. As partidas na competição foram disputadas no sistema melhor de três sets, com pontuação de até 21 pontos em cada um deles. Na final, o Brasil venceu a Nigéria por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/9. Antes disso, os militares brasileiros superaram a Ucrânia, na semifinal, além da Bélgica e da Geórgia, na fase de grupos.

Os militares foram treinados por Marcelo Francisco de Oliveira, que assumiu o comando da Seleção Brasileira de vôlei sentado no final de 2024, visando a preparação para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.

Representaram o Brasil no evento os seguintes atletas: Luiz Felipe Fraga, Juan Ricardo Feindt, Diogo Demarqui, Marcelo Pires de Azevedo, Douglas Padilha de Souza, Alex Witkovski, Leandro Santos e Paulo Cavalcanti dos Santos. Todos eles disputaram jogos de vôlei sentado. Com exceção de Diogo, Marcelo e Alex, os brasileiros também competiram em provas de natação.

Com essa participação, o Brasil se junta a outras 23 nações que já integram o Invictus Games, competição idealizada pelo Príncipe Harry, em 2014. Além de ser uma grande vitrine para o paradesporto militar, a presença brasileira reforça o compromisso com a inclusão, a reabilitação e a valorização dos atletas brasileiros.

A missão foi fruto de uma parceria entre os Ministérios do Esporte e da Defesa, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) e a Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD).

 Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte 

Fonte: Ministério do Esporte

Brasil conquista ouro no vôlei sentado em estreia no Invictus Games

Aberta consulta pública sobre a Política Nacional

Brasil conquista ouro no vôlei sentado em estreia no Invictus Games

Ministério da Saúde intensifica ações para conter