• 13 de fevereiro de 2025
#Cuiabá

Ação da Sorp resulta na interdição de distribuidoras por irregularidades

Foto:

Em um intervalo de 48 horas, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP), da Prefeitura de Cuiabá, cumpriu duas fases da Operação “Ordem Sonora”, deflagrada para coibir a poluição sonora em estabelecimentos comerciais e proibir a venda de alimentos irregulares. A ação mobilizou fiscais da Ordem Pública, Vigilância Sanitária, Procon, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

No total, cinco distribuidoras de bebidas foram interditadas por diversos motivos: falta de alvará sanitário e do Corpo de Bombeiros, condições de insalubridade, comercialização de produtos vencidos e estoques sem higiene.

Na tarde de terça-feira (11), uma distribuidora de bebidas foi interditada no bairro Três Barras porque não apresentava alvará sanitário, documento necessário aos estabelecimentos que comercializam bebidas e alimentos. Em 30 dias, o proprietário deverá corrigir essa falha para voltar a operar normalmente.

Produtos vencidos

Outra distribuidora foi flagrada vendendo cervejas e achocolatados com data vencida. Os produtos foram apreendidos e o proprietário autuado por infração sanitária. Também houve uma notificação para desobstruir calçadas que estavam ocupadas com mesas e cadeiras sem havia autorização.

Também no bairro Três Barras, uma distribuidora mantinha duas máquinas de tickets lotéricos, mesmo sem autorização para explorar jogos e loterias. As máquinas foram interditadas. Os proprietários foram autuados a não exercer nenhuma outra atividade que não esteja prevista no CNAE (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas) da Receita Econômica Federal.

Avenida Beira Rio

Na quarta-feira (13), fiscais da ordem pública se deslocaram até a Avenida Beira Rio, onde interditaram quatro distribuidoras. A primeira não tinha licença para instalar um toldo na fachada, ao mesmo tempo em que atuava como bar, mantendo ilegalmente mesas e cadeiras na calçada. Fiscais da Vigilância Sanitária apreenderam 41 “Vapes”, cigarros eletrônicos proibidos de comercialização pelo Ministério da Saúde.

Outras três distribuidoras foram interditadas porque não apresentaram alvará sanitário e atuavam sem extintores de incêndio, violando normas do Corpo de Bombeiros.

Numa delas, fiscais da Vigilância Sanitária identificaram um estoque irregular de latas de refrigerantes. Os produtos estouraram devido à alta temperatura, atraindo abelhas e mosquitos transmissores de doenças.

Ordem social

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, declarou que a fiscalização será intensa em relação à poluição sonora e aos comércios que operam clandestinamente.

“O comerciante deve se atentar às normas legais para que sua atividade não ofereça riscos à saúde pública conforme identificamos. Todos estes estabelecimentos poderão retomar suas atividades após as devidas correções”.

A secretaria adjunta da Ordem Pública, coronel Francyanne Siqueira Chaves, destacou a atuação conjunta da ordem pública com a Polícia Militar. “A corporação é nossa parceira em garantir a legalidade dos comércios, proibindo a venda de produtos alimentares vencidos coloca em risco à saúde pública”, pontuou.

Normas legais

A fiscal da Vigilância Sanitária Fiscal, Nayara Teixeira, fez um alerta aos proprietários de bares e restaurantes e hotéis.

Para não enfrentar transtornos como fechamentos provisórios, é necessário intensificar a limpeza, ainda mais em um período chuvoso.

“O que a vigilância sanitária faz é exigir regras de higiene, conservação e segurança alimentar. É recomendável a dedetização para controle de pragas. Estamos em um período crítico de chuva que é favorável à disseminação de doenças como dengue, zika e chikungunya”.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Jhonatan Figueiredo, ressalta que o alvará contra incêndio é imprescindível à ordem pública. “É uma norma de segurança importante à coletividade que não é burocrática. Peço, encarecidamente, que os comerciantes procedam com a regularização junto à Prefeitura de Cuiabá”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Ação da Sorp resulta na interdição de distribuidoras por irregularidades

Legislador Herbert Viana consegue emenda parlamentar de

Ação da Sorp resulta na interdição de distribuidoras por irregularidades

Criadores de Marchigiana Já Podem Registrar Seus