• 13 de fevereiro de 2025
#Agronegócio

Exportação de Algodão do Brasil Bate Recorde em Janeiro, Impulsionada pelo Câmbio Favorável

Foto:

As exportações brasileiras de algodão alcançaram 415,6 mil toneladas em janeiro de 2025, um expressivo aumento de 66% em relação ao mesmo período do ano anterior, estabelecendo um novo recorde para o mês, conforme avaliação da consultoria StoneX. Esse desempenho positivo é atribuído a uma combinação de fatores, incluindo a última safra recorde e o forte interesse de países asiáticos como China, Vietnã e Bangladesh, além da desvalorização do real frente ao dólar em dezembro, que impulsionou os volumes exportados.

Segundo a StoneX, o câmbio favorável foi um dos principais motores para o crescimento das exportações. “A desvalorização do real em dezembro fez com que os produtores percebessem uma vantagem em comercializar volumes maiores. Esse fator, aliado a uma situação mais tranquila nos portos, contribuiu significativamente para o aumento das exportações”, explicou a consultoria.

O recorde anterior de exportações havia sido registrado em dezembro de 2020, com 370,5 mil toneladas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O dólar, que estava próximo de R$ 6,30 em meados de dezembro, agora está cotado em cerca de R$ 5,80, o que também contribuiu para o fortalecimento das vendas externas.

Em fevereiro, os embarques continuam em ritmo firme. Na primeira semana do mês, os volumes aumentaram em média 14,6% em relação a fevereiro de 2024, alcançando 15,6 mil toneladas por dia. Contudo, os números ainda estão abaixo dos volumes registrados em janeiro, que foram de 18,9 mil toneladas diárias.

A safra de algodão 2024/25 já está sendo plantada, com a expectativa de crescimento na área plantada, o que pode resultar em uma nova colheita recorde. As últimas estimativas da StoneX indicam uma área de 2,1 milhões de hectares, o que poderia resultar em uma produção de 3,79 milhões de toneladas.

Além disso, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) manteve sua projeção para a safra brasileira de algodão em 17 milhões de fardos para 2025, com exportações estimadas em 12,8 milhões de fardos, superando a previsão de 11 milhões de fardos para os embarques norte-americanos.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Exportação de Algodão do Brasil Bate Recorde em Janeiro, Impulsionada pelo Câmbio Favorável

Abiove Reafirma Projeção para Safra de Soja

Exportação de Algodão do Brasil Bate Recorde em Janeiro, Impulsionada pelo Câmbio Favorável

Polícia Civil cumpre buscas e prende duas