Ministra Nísia Trindade participa da abertura de fórum com mais de 3 mil gestores municipais
Foto:![](https://nmt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/77d851b471e596cdda947834200d5a67.jpeg)
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou, nesta terça-feira (11), da solenidade de abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP). O evento ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, até quinta-feira (13).
Os ambientes do Ministério da Saúde no ENPP contarão com diversos espaços de debate e assistência aos novos gestores. O encontro reúne na capital 3.110 prefeitos e 560 vice-prefeitos, de mais de 3.200 municípios.
“Voltei a governar esse país com a única responsabilidade de provar mais uma vez que ele tende a ser um país altamente desenvolvido. E ele só será desenvolvido se as cidades forem desenvolvidas”, destacou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o evento.
O presidente aproveitou para apresentar aos gestores municipais uma série de programas em desenvolvimento pelo governo federal – entre eles o Mais Médicos. O programa leva médicos para regiões prioritárias, remotas, de difícil acesso e de alto índice de vulnerabilidade, onde há escassez ou ausência desses profissionais.
Programação do ENPP
Nesta terça (11), dia de abertura dos trabalhos, o secretário-executivo do Ministério, Swedenberger Barbosa, conduz o painel Mais Saúde para o Seu Município.
Na quarta-feira (12), está previsto painel com vários ministros sobre o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No mesmo dia, o Ministério da Saúde promove oficinas com temas como políticas de atenção especializada para os municípios; investimentos na Saúde da Família; controle da dengue e transformação digital no SUS. A agenda prevista é toda trabalhada em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
Na quinta-feira (13), terceiro dia de atividades, está prevista uma conferência interministerial envolvendo as áreas de saúde e educação, além de palestras sobre a Política Nacional Integrada para Primeira Infância e diálogo interfederativo.
Os gestores terão à disposição mesas para atendimento técnico de todas as secretarias do Ministério da Saúde, incluindo Assessoria Parlamentar, Ouvidoria, Fundo Nacional de Saúde (FNS) – órgão gestor de recursos financeiros do Ministério – além das Assessorias para Saúde em Territórios, Saúde sem Racismo, Participação Social e Diversidade.
O que é o Encontro?
Durante os três dias de encontro, prefeitos e prefeitas, vices, vereadores e vereadoras, secretários e secretárias, técnicos(as) e gestores(as), terão a oportunidade de ampliarem parcerias e investimentos federais nos municípios, além de se capacitarem em programas e ações para a captação de recursos.
Nathan Victor
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde