Pátio se movimenta e pode sair ao governo pelo centro e esquerda
Foto: Divulgação![](https://nmt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/ZCP.jpeg)
O ex-prefeito rondonopolitano José Carlos do Pátio (PSB) tem se movimentado nos bastidores da política estadual e tem o nome ventilado como possível candidato a governador em 2026 de setores de centro e da esquerda mato-grossense. Se vai ser mesmo candidato ao cargo majoritário ou se terá alguma chance de vencer o pleito é outro assunto, mas é certo que Pátio tem se movimentado e é inegável que seu nome ganhou papel de protagonista para as chamadas Forças Progressistas no estado.
No final de janeiro, Pátio recebeu em sua residência o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e o marqueteiro e ex-senador Antero Paes de Barros para um almoço e Lúdio saiu dali defendendo o nome do ex-prefeito para a disputar o cargo de governador.
Mais recentemente se reuniu com o ministro Carlos Fávaro (PSD) e com o deputado federal Emanuelzinho (MDB) e com o ex-prefeito da capital Emanuel Pinheiro. O assunto mais uma vez foi o início das articulações políticas visando 2026 e mais uma vez o nome de Pátio foi defendido possível candidato do grupo para o governo.
Sem mandato, ele deve retornar ao cargo de professor da Unemat de Barra do Bugres ou assumir um cargo no Governo Federal, mas há quem diga que Pátio irá mesmo disputar um cargo de deputado estadual e usar a tribuna da Assembleia Legislativa como trampolim para voltar à prefeitura em 2028.
Dono de um estilo político único, o ex-prefeito rondonopolitano não conseguiu eleger seu sucessor e deixou a administração da segunda cidade mais importante do estado sob forte desgaste.