• 11 de fevereiro de 2025
#Agronegócio

Ovinos Soinga São Reconhecidos como Raça Pelo Ministério da Agricultura

Foto:

Após um processo que durou 15 anos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) oficializou o reconhecimento da raça Soinga de ovinos. Anteriormente considerados apenas um ecotipo — uma variante genética adaptada a uma região específica —, os animais agora são reconhecidos formalmente como uma raça. O reconhecimento abre caminho para o registro dos ovinos Soinga pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco).

Conforme o relatório de homologação publicado no Diário Oficial da União em janeiro, atualmente há 40 criadores de Soinga no Rio Grande do Norte, com um rebanho superior a 4 mil animais, entre machos, fêmeas, jovens e adultos. A região Oeste do Estado é a que concentra o maior número de criadores e de ovinos dessa raça. Além do Rio Grande do Norte, a raça está presente na Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. O estado de Pernambuco, onde a raça teve origem, especificamente na Fazenda Xique-Xique, na cidade de Ingazeira, foi o ponto de partida para o cruzamento das raças Somalis Brasileiro, Morada Nova e Bergamácia Brasileira.

Magali Moura, superintendente de Registro Genealógico da Arco, detalhou as etapas do processo de homologação junto ao Mapa. O processo começou em 2008, mas enfrentou resistência até 2018, quando novas exigências foram feitas. Somente após a inclusão de estudos genômicos e dados mais precisos sobre a produção, foi possível convencer o ministério a reconhecer oficialmente a raça.

Karoline Lopes, inspetora técnica da Arco e criadora de Soingas em Lagoa D’Anta (RN), também contribuiu com dados importantes para o processo. Ela destacou a adaptação da raça ao clima severo do semiárido nordestino, evidenciada pela resistência dos Soingas à seca prolongada. Karoline observou que, apesar das dificuldades climáticas, a raça Soinga se manteve saudável, com bom desempenho reprodutivo e de crescimento dos cordeiros.

Os ovinos Soinga são conhecidos por sua rusticidade, resistência ao clima árido e grande aptidão para a produção de carne e couro, além de destacarem-se pela habilidade materna. Os machos adultos pesam entre 40 e 70 quilos, enquanto as fêmeas variam de 40 a 60 quilos. Com o reconhecimento oficial da raça, a Arco passa a registrar 32 raças de ovinos.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Ovinos Soinga São Reconhecidos como Raça Pelo Ministério da Agricultura

Briga familiar termina com um indígena morto

Ovinos Soinga São Reconhecidos como Raça Pelo Ministério da Agricultura

Polícia Militar impede furto de câmeras do