Fortalecimento da integração das redes de Atenção Básica e de Urgência e Emergência é tema de curso
Foto:![](https://nmt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/2e5601f5444062af3d0cf01e08d4303a.png)
Estão abertas as inscrições para o curso Fortalecimento da Rede de Atenção Básica e Urgência e Emergência para Gestão Municipal. Nessa primeira etapa, a oferta educacional é disponibilizada para São Paulo, Paraná, Goiás, Roraima, Paraíba, Alagoas, Tocantins, Espírito Santo e Distrito Federal.Os demais estados serão contemplados nas próximas etapas.
As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro, às 16h. Acesse a página.
A iniciativa busca qualificar gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país e promover a integração entre as redes de atendimento do sistema público de saúde. A ação é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) por meio do Proadi-SUS.
Para participar, cada município pode inscrever 2 titulares, obrigatoriamente indicados pelo secretário municipal de saúde. A oferta formativa, que integra o projeto Fortalece Redes, promove a qualificação de profissionais para aprimorar ações de integração entre as redes de Atenção Básica e Urgência e Emergência. Os participantes terão acesso a processos educativos baseados na educação permanente em Saúde, focados na gestão eficiente, integração de políticas e qualificação do cuidado ofertado à população.
Além disso, o programa oferece a oportunidade de desenvolver projetos de interferência, permitindo que gestores proponham soluções práticas para desafios locais, fomentando a integração entre as redes.
Sarah Maximo
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde