1º Encontro de Cooperação Bahia Saúde debate temas como imunização, controle das arboviroses e impactos das mudanças climáticas na saúde pública
Foto:![](https://nmt.com.br/wp-content/uploads/2025/02/2854b6306074531dedb1601dd35f22ec.jpeg)
Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a Bahia foi sede do 1º Encontro de Cooperação Bahia Saúde, realizado no Centro de Convenções de Salvador. Organizado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o evento contou com a presença de mais de três mil participantes, incluindo prefeitos, secretários municipais de Saúde e profissionais da área, que se reuniram para discutir diretrizes, investimentos e estratégias voltadas à melhoria da saúde pública no estado.
Pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA), a diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis (DEDT), Alda Maria da Cruz, conduziu o Painel da Vigilância à Saúde e abordou temas como imunização, o plano de contingência nacional para o enfrentamento das arboviroses e os impactos das mudanças climáticas na saúde pública.
Em sua apresentação, a diretora destacou a correlação entre indicadores de letalidade por arboviroses e a proporção de vacinas infantis que alcançaram as metas de cobertura vacinal, ressaltando como esses dados impactam diretamente as estratégias de saúde pública. Ela também enfatizou a importância da mobilização de estados e municípios, afirmando que uma resposta eficaz às epidemias depende da colaboração estreita entre os governos federal, estadual e municipal.
“É fundamental que as ações de vigilância sejam fortalecidas de forma contínua, para que possamos reduzir o impacto das arboviroses e proteger a saúde da população. O trabalho conjunto entre os diferentes níveis de governo é o caminho para uma resposta eficaz e imediata”, concluiu Alda Maria da Cruz.
Abertura
A abertura do evento contou com a presença de autoridades como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; a secretária de Saúde do estado, Roberta Silva de Carvalho Santana; e a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad – que representou o Ministério da Saúde, reforçando o compromisso da pasta no fortalecimento das políticas de saúde em parceria com as autoridades estaduais e federais. Da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, esteve presente Marcos Pedrosa.
O evento teve como principal objetivo reunir prefeitos e equipes gestoras da saúde municipal para apresentar indicadores de saúde prioritários e as estratégias da gestão estadual, com foco no fortalecimento do cuidado à saúde dos baianos.
João Moraes
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde