Nova edição do Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitários de Saúde é lançada após revisão
O Ministério da Saúde lançou, na sexta-feira (17), a 2ª edição do Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitários de Saúde. A publicação é uma revisão e atualização do guia lançado em 2016. Foram inseridos temas emergentes relativos à saúde dos homens e expressões de masculinidades, além de orientar estratégias de ampliação do acesso dos homens à atenção primária à Saúde (APS) e de qualificação do cuidado integral que podem ser desenvolvidas por ACS durante sua rotina de trabalho.
O evento foi transmitido ao vivo (assista abaixo)
Confira o Guia, disponível na Biblioteca Virtual em Saúde
O coordenador de Atenção à Saúde do Homem, Celmário Brandão, destaca que, “nessa edição, tivemos um acréscimo significativo de conteúdo. É uma produção importante, que nos aproxima dos trabalhadores e das trabalhadoras dessa valorosa categoria, que engrandece a atenção primária brasileira. A partir das potencialidades do trabalho do ACS, podemos ter uma visão muito mais assertiva e abrangente acerca do do dia a dia na APS”.
O lançamento desse material em 2025 é marcante, já que em 2024 foram celebrados os 15 anos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish). “É muito importante abrirmos o ano com esse material. 2025 será estratégico, com a chegada das novas gestões ou a reestruturação das gestões que já estavam nas prefeituras. Esperamos contribuir com um modelo de organização mais assertivo, com as reflexões que os trabalhadores e gestores têm feito para viabilizar a implementação de uma APS mais equânime, que considere todos os ciclos de vida e que cuide melhor da nossa população”, complementou Celmário.
A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ilda Correia, fez questão de destacar como o guia poderá colaborar com as atividades dos ACS nos territórios.
“Gostaria de parabenizar a identidade visual da publicação, que considera as diversidades, e o conteúdo riquíssimo, que vai ser muito importante para todos nós, agentes comunitários de saúde, e também para agentes de combate a endemias, já que trabalhamos de forma muito integrada. Ele vem ao encontro das nossas necessidades, pois trabalhar com o público masculino é realmente desafiador para nós. Fiquei encantada ao perceber a grande relevância desse material. Vamos divulgá-lo de forma efetiva para que todos possam conhecer e acessar”, concluiu.
Mais sobre a publicação
No guia são abordados aspectos de acesso e qualificação do acolhimento, já que os ACS podem contribuir para a promoção da saúde da população masculina, pois conhecem os locais onde se concentram no território, além de entender a diversidade entre esses homens — cultural, racial e social. Conhecem, ainda, a maneira com que a população masculina se relaciona com seu entorno e com a comunidade.
A publicação visa contribuir com o fortalecimento da relação com os usuários, estimulada pelo trabalho dos ACS, e, assim, as equipes de saúde da família terão um ambiente mais favorável para alcançar esses homens que, muitas vezes, não procuram as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
E, também, contempla temáticas, como: direitos sexuais e reprodutivos, englobando o respeito às escolhas e o incentivo para a participação do planejamento reprodutivo; infecções sexualmente transmissíveis; paternidade e cuidado; prevenção de violências e acidentes; saúde do trabalhador; saúde mental; álcool e outras drogas.
A atuação dos ACS é fundamental para expandir esses conhecimentos e promover participação mais efetiva dos homens no seu contexto familiar e também na busca ativa nos territórios para pleno exercício da paternidade e do autocuidado por parte da população masculina.
Além da versão virtual, serão impressos 70 mil exemplares dos guias e enviados às 27 unidades da federação, para serem distribuídos para todas as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do país.
Assista ao lançamento do Guia de Saúde do Homem
Agnez Pietsch
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde