Home Destaque Rondonópolis tem Dia “D” de vacinação antirrábica neste sábado (30)
fullinterna_3


Rondonópolis tem Dia “D” de vacinação antirrábica neste sábado (30)

| Por
Arquivo Gcom

Este sábado (30) é o Dia “D” de vacinação antirrábica em Rondonópolis. A Secretaria Municipal de Saúde contará com 83 postos de vacinação na cidade, distribuídos em todas as unidades básicas de saúde e em algumas escolas. A imunização para os cães e gatos acontece, sem interrupção, das 7h às 17h. A Saúde pretende vacinar, pelo menos, 15 mil cães e gatos neste Dia “D”.

Devem receber a vacina antirrábica todos os cães e gatos com mais de três meses de vida. Os animais vacinados há seis meses ou mais devem receber reforço. O imunizante somente é contraindicado para os cães e gatos que estiveram debilitados.

A Secretaria de Saúde orienta aos tutores que levem os animais para a vacinação sempre acompanhados de um adulto e com a carteirinha de vacinação caso este possua uma.

A Saúde reforça que a vacinação antirrábica é fundamental mesmo que a cidade não tenha registros de casos. Em Rondonópolis, não houve registro de raiva animal neste ano e em 2022 um caso foi registrado em um equino.

O superintendente de Vigilância em Saúde do Município, Paulo Padin, explica que o Dia “D” é uma oportunidade para a população vacinar cães e gastos de forma facilitada nos postos montados em todas as regiões da cidade. Mas, caso não seja possível imunizar os animais na data, os tutores podem levar os cães e gatos até a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A unidade conta com a vacina antirrábica disponível o ano todo.

Além disso, Padin ressalta que equipes da UVZ atuam ao longo do ano imunizando os animais com a antirrábica na zona rural da cidade e em mutirões realizados em diversos bairros.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here