Home Cidades Projeto de Medeiros prevê retorno ao Simples Nacional durante o ano-calendário após...
fullinterna_3


Projeto de Medeiros prevê retorno ao Simples Nacional durante o ano-calendário após a regularização de pendência

| Por Assessoria

O Projeto de Lei Complementar 37/23, de autoria do deputado federal José Medeiros (PL-MT), permite que o contribuinte excluído do Simples Nacional realize a opção pelo sistema no mesmo ano-calendário, caso supere as inconsistências cadastrais, parcele ou quite os débitos que levaram à exclusão do regime especial de tributação.

O texto em análise na Câmara dos Deputados altera o Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06).

Atualmente, essa norma permite a permanência no Simples Nacional mediante a regularização do cadastro fiscal ou do débito em até 30 dias a partir da ciência da comunicação da exclusão.
Caso as irregularidades sejam saneadas somente após aquele prazo de opção, o contribuinte ficará excluído do Simples Nacional durante todo o ano-calendário, podendo retornar ao regime especial somente em janeiro do ano seguinte. É essa limitação que o projeto flexibiliza.

“Considerando que a exclusão de regime especial de tributação é uma medida de força, entendo que o mais adequado seria possibilitar uma pronta reinclusão ao contribuinte que opta por se regularizar”, disse Medeiros ao defender a mudança nas regras do Simples Nacional.
Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para votação no plenário da Câmara Federal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here