Home Cidades Carreta Saúde da Mulher já realizou quase 2 mil atendimentos em Rondonópolis
fullinterna_3


Carreta Saúde da Mulher já realizou quase 2 mil atendimentos em Rondonópolis

De acordo com o deputado estadual Cláudio Ferreira, parceiro da ação, o atendimento é direcionado às mulheres rondonopolitanas que necessitam de exames gratuitos de mamografia e preventivos de colo de útero.

| Por Assessoria

Um balanço divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), nesta semana, mostrou que quase 2 mil procedimentos voltados para o público feminino e destinados aos exames de mamografia e Papanicolau foram realizados entre 17 de maio e 30 de junho, deste ano. Os exames são ofertados às mulheres por meio de uma parceria do deputado estadual Cláudio Ferreira (PTB) com a Santa Casa Rondonópolis e a Fecomércio-MT. Os exames são realizados no estacionamento do Tropical Supermercados, situado na Av. Gov. Júlio José de Campos, em Rondonópolis.

Segundo a Fecomércio, os procedimentos realizados em Rondonópolis somam 1.884. Sendo: exames de mamografia 1.055 e exames de papanicolau 829. Além disso, o total de cadastro realizados chegam a 1.213.

O deputado estadual Cláudio Ferreira destaca a importância dessa parceria com a Fecomércio e a Santa Casa de Rondonópolis.

“Promovemos acesso gratuito a mamografia e ao papanicolau, principais exames preventivos da saúde da mulher. Já foram quase 2 mil atendimentos em 45 dias do funcionamento da Carreta Saúde da Mulher em Rondonópolis. Inclusive, diversas mulheres atendidas realizaram sua primeira consulta ginecológica nessa unidade móvel, demonstrando a importância dessa parceria que vem dando certo, do nosso gabinete, da Santa Casa e da Fecomércio, já que o diagnóstico precoce pode salvar vidas por meio de tratamento recomendando”, enfatizou o deputado Cláudio Paisagista, como é conhecido em Rondonópolis.

Representantes da Fecomércio pontuaram que a região Sul se mostrou carente desse tipo de atendimento. Portanto, facilitar às mulheres o acesso aos exames é primordial.

Mônica Latorraca, representante da Federação, explicou que as mulheres passam por uma rastreio e isso consegue identificar casos de câncer.

“Conseguimos fazer aqui o pré-diagnóstico do câncer de mama ou do colo de útero e assim a mulher já pode iniciar o tratamento o quanto antes. Afinal, é sabido que quanto mais cedo for a descoberta, mais chances de boas respostas ao tratamento”, disse Mônica.

*Serviço*

A unidade móvel do Sesc Saúde Mulher é equipada com mamógrafo digital e estrutura adequada para a realização da coleta do papanicolau. As pacientes aguardam o atendimento em uma tenda, montada ao lado do veículo, onde também são repassadas informações sobre a saúde da mulher.

O agendamento dos exames, que são gratuitos, é realizado através dos telefones (66) 9.9714-7821 e (66) 9.9665-3055. No agendamento, as mulheres recebem a indicação do dia e horário em que precisam comparecer para fazer os procedimentos médicos necessários, munidas com documento de identificação com foto e exames anteriores, caso os possuam.

O atendimento continua em Rondonópolis, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11 horas, e das 13 horas às 17h30.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here