Home Destaque Barragem de usina ilegal se rompe em fazenda de MT
fullinterna_3


Barragem de usina ilegal se rompe em fazenda de MT

| Por

A barragem de uma usina hidrelétrica se rompeu em uma fazenda de Lucas do Rio Verde, no norte do estado, nesta semana. Segundo a Polícia Civil, o empreendimento foi instalado de forma ilegal na região por produtores de uma associação.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) informou que identificou o rompimento por meio de imagens via satélite, entre os dias 6 e 7 deste mês. “Pela localização e por ser de pequeno porte, não apresenta riscos à população. Mas já foi designada uma equipe para vistoriar o local presencialmente e aplicar sanções cabíveis”, diz.

Imagens gravadas com um drone e cedidas pela polícia mostram a destruição no local. (Clique aqui e veja)

O delegado João Antônio informou que o rompimento não causou morte, mas que uma perícia será feita nesta sexta-feira (10) para apurar se o rompimento causou danos ambientais na área. Com as fortes chuvas desta semana, as comportas de terra da barragem não suportaram a pressão e se romperam.

Parte da floresta foi destruída com a força da água. A polícia disse que colheu informações de que cerca de 15 hectares dentro da fazenda do Grupo Cortezia estão sob responsabilidade da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Cedro (Aprovale).

A reportagem tenta contato com os responsáveis pelo empreendimento.

Fonte: Folha Max

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here