Home Destaque Escola de Formação em Esporte e Lazer terá atividades presenciais e à...
fullinterna_3


Escola de Formação em Esporte e Lazer terá atividades presenciais e à distância em 2023

| Por

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) firmou parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para a implantação da Escola de Formação em Esporte e Lazer, programa de qualificação gratuito realizado pelo Governo de Mato Grosso. Com atividades direcionadas a profissionais da área e gestores de municípios mato-grossenses, o programa de formação foi apresentado em reunião, na quarta-feira (08.02), a instituições e órgãos dos setores esportivo e educacional do Estado.

Prevista para iniciar em maio deste ano, o programa inclui seminários, cursos presenciais e à distância, disseminação de boas práticas e criação de uma rede de suporte em todo o estado. Dentre os objetivos estão ainda a realização de diagnóstico do esporte e lazer nos municípios e a democratização do acesso ao conhecimento produzido na área.

Para o titular da Secel, Jefferson Carvalho Neves, a formação é o elemento que faltava para potencializar o desenvolvimento de práticas esportivas em Mato Grosso.  

“Esse é um passo muito importante para valorizar os profissionais e fortalecer o esporte no Estado, afinal o setor esportivo não depende só de financiamento, logística e infraestrutura. O setor precisa também de profissionais qualificados trabalhando com a comunidade e atletas, para que possamos descobrir talentos, obter resultados e garantir o acesso ao esporte à toda população mato-grossense”, destaca.

A etapa preliminar contou com cursos no formato online desde 2020 durante o período da pandemia. Com a parceria atual com a Unemat, firmada por meio de termo de fomento com a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Estadual (Faespe/Unemat), o programa de formação avança para atender demandas por regiões do estado de forma online e presencial.

De acordo com o professor Riller Reverdito, que representa a Unemat na coordenação da Escola de Esporte e Lazer, a ideia é construir a cultura de formação mobilizando e apoiando gestores e profissionais nas dez regiões esportivas para atingir os 141 municípios mato-grossenses.

“O aspecto inovador é justamente a participação dos atores que serão responsáveis por promover o conteúdo à sua região. Até porque cada localidade tem demandas, vocações e atores diferentes. Por este motivo precisamos oferecer conteúdos que possam potencializar o desenvolvimento do esporte naquela região”, explica Reverdito, que também coordena o Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (CIPEEF/Unemat).

A implantação da Escola integra as metas e estratégias da Lei 11.551/2021, que dispõe sobre o Plano Estadual de Esporte e Lazer.  Para garantir a atuação em todos os espaços e âmbitos do setor esportivo, as ações são articuladas em conjunto com universidades, federações, comitês olímpicos e paralímpicos, conselhos representativos e outras Pastas Estaduais envolvidas em educação e tecnologia.

“Vamos caminhar juntos com instituições e todos os órgãos especializados na área. Juntos, podemos avançar enquanto política pública contínua de Estado e dar condições aos profissionais e aos gestores dos municípios para se aperfeiçoarem cada vez mais”, pondera o representante da Secel na coordenação da Escola, professor Éderson Andrade.

O projeto da Escola de Formação em Esporte e Lazer foi apresentado a representantes Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Conselho Estadual do Desporto (Consed), Conselho Regional de Educação Física (CREF17/MT) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). 

Participaram também da reunião o deputado estadual Beto Dois a Um, o pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação da Unemat, Darlan Guimarães, e o diretor geral da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Estadual (Faespe/Unemat), Gustavo Bisonoto.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here