Home Destaque Gerentes-gerais debatem elaboração de manual
fullinterna_3


Gerentes-gerais debatem elaboração de manual

| Por
Após os encontros de Agente da Infância e Distribuidores a Corregedoria-Geral da Justiça em parceria com a Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio da Escola dos Servidores do Poder Judiciário, realiza nesta quarta e quinta-feira (24 e 25/08), o Encontro de Elaboração dos Manuais de Rotina dos Gestores-Gerais, em Cuiabá. Cerca de 60 gestores de todo o Estado trocam experiências e trabalham para desenvolver uma uniformização de ações e boas práticas a fim de melhorar a atuação em Mato Grosso.
 
“Vocês são a mola mestre da máquina chamada Judiciário. A vocês cabe à responsabilidade de fazer essa máquina funcionar, em todos os termos e momentos. Sem vocês não há entrega do nosso serviço ao cidadão. Essa união de esforços gerará um manual que servirá de direcionamento das atividades futuras de vocês. Obrigado por atender nosso convite, esse é o papel da Corregedoria abrir as portas e ajuda-los na melhoria dos serviços. Vivemos uma grande transformação por conta da pandemia, avançamos 10 anos em dois e só vamos conseguir evoluir e vivenciar essa transformação se realmente nos adequarmos e nos capacitarmos para esse novo momento, novas plataformas, ferramentas e novos manuais”, argumentou o corregedor, desembargador José Zuquim Nogueira.
 
Aproveitando a fala do corregedor, o juiz auxiliar da (CGJ), Emerson Luis Pereira Cajango, ressaltou a importância da padronização. “Estamos iniciando o processo para desenvolver uma uniformização das ações a fim de melhorar a nossa atuação. Não será um documento perfeito, ele não existe, mas assim como estamos em constante evolução o manual será atualizado quando necessário. Obrigados a todos que aceitaram fazer parte desse processo”.
 
Já o coordenador da Corregedoria, Flávio de Paiva Pinto, destacou que após passar pelos polos é uma honra receber os gestores na capital. “Agora é a nossa vez de recepcioná-los. Serão dois dias de trabalhos que gerarão uma importante entrega na busca de uma melhor prestação jurisdicional”.
 
A diretora do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi) e uma das facilitadoras destacou que o intuito principal é desenvolver um manual que facilitará o dia a dia dos gestores. “Assim como foi com os agentes da infância e distribuidores queremos construir juntos com vocês esse documento que servirá de apoio a todos. Acreditamos que vamos entregar um conteúdo bacana e que ajudará na uniformização das rotinas junto ao PJe e CIA”, destacou.
 
Para a gestora geral da Comarca de Jaciara (144 km ao sul de Cuiabá), Cátia Cirlene Bihain, os desafios da área mudaram ao longo dos anos e o manual será um importante aliado. “Lembro quando o problema era a falta de papel, hoje em um curto espaço de tempo evoluímos muito e para melhor. E a expectativa com esse encontro é uma padronização das rotinas de trabalho para que a gente não tenha que ficar buscando informações”, apontou. Mesmo pensamento do gestor da Comarca de Alto Taquari (479 km ao sul da capital), Francesco Lopes Duarte. “Essa uniformização é essencial. Quando assumi como gestor fiquei preocupado porque não tinha nada para me dar apoio, foi necessários recorrer aos colegas de trabalho. Então essa é uma oportunidade de facilitar o nosso trabalho agora e daqueles que virão, para que eles não passem pelos perrengues que a gente passou”, brincou.
 
Esse anseio foi um dos pontos principais detectados nesses dias iniciais de elaboração de manuais apontou a facilitadora e líder do time de inteligência de dados do Dapi, Marcia Regina de Carvalho. “Identificamos uma expectativa muito grande pelos manuais, por haver essa discrepância entre as unidades, em que cada um faz de um jeito, porém um era aceito e o outro não. E por conta disso muitos se sentiam desmerecidos. Então essa é uma oportunidade de unificar práticas e boas ações. Assim como foi nos grupos de agentes da infância e distribuidores, os gerentes gerais chegarão a um consenso para definir qual a melhor maneira de se fazer o manual. No final serão escalados 10 líderes para conduzir o próximo encontro. Um trabalho colaborativo. À medida que encerrar com cada categoria, vamos liberar acesso ao sharepoint do TJMT, para que o pessoal coloque os detalhamentos de como essas atribuições devem ser feitas. Procuramos mesclar esse grupos para ter diferentes realidades, de primeira ou segunda entrância, entrância especial, enfim visões diferentes”, apontou.
 
#ParaTodosVerem: esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Foto 1: Horizontal e colorida. O Corregedor Zuquim fala ao microfone, ele está de camisa branca, gravata listrada azul e suspensórios. Foto 2: Horizontal e colorida. O juiz da corregedoria Emerson Cajango está de pé e fala aos presentes no microfone. Ele usa um terno preto e camisa azul. Os gestores estão todos sentados na sala de aula, na primeira fila está sentado o Corregedor Zuqim. Foto 3: Vertical e colorida. Todos os gestores gerias estão perfilados na escadaria.
 
Larissa Klein
Assessoria de Imprensa CGJ
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here