Home Destaque Evento do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso é...
fullinterna_3


Evento do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso é realizado no Tribunal

| Por
A abertura da “Semana do Calouro” do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi realizada na manhã desta segunda-feira (22 de agosto) no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, no auditório do Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite.
 
Cerca de 70 alunos e alunas que estão ingressando na graduação neste segundo semestre de 2022 tiveram a oportunidade de dialogar com magistrados, conhecer o Palácio da Justiça e conhecer in loco um pouco do contexto do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
A aproximação da universidade com a sociedade e o Poder Judiciário foi destacada pelo reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva. “Nesse início de semestre, nada mais fabuloso que alunos do Direito iniciarem o processo aqui no Tribunal de Justiça, já conhecendo esse tribunal que ainda era algo distante, desconhecido, e agora estão tocando e conversando com desembargadores”.
 
A desembargadora Maria Erotides Kneip proferiu palestra aos acadêmicos e acadêmicas, enfatizando a responsabilidade exigida pelo curso de Direito. “É extremamente gratificante porque estamos falando do que somos, do que acreditamos, penso que o curso de Direito é uma questão de vida mesmo. Eu que vivo isso, especialmente a magistratura há 38 anos, se pudermos servir de exemplo sobre o que devemos fazer. É uma honra o Tribunal de Justiça recebê-los, eles terem escolhido aqui para essa primeira aula, fiz questão de estar aqui”, afirmou.
 
Estudante de Direito da UFMT e presidente do Centro Acadêmico, Maria Aparecida Cavalcanti falou da importância do momento para quem está começando essa jornada. “É mais um incentivo para que os calouros tenham essa certeza de que eles escolheram o curso certo. Inspirar. Acho que é o que precisamos hoje, depois de um período de pandemia, em que perdemos um pouco do brilho, da paixão, então acho importante reacender essa paixão nos calouros que chegam na UFMT”, destacou.
 
Professor da universidade e juiz convocado para o 2º grau, Antônio Veloso Peleja Júnior falou sobre a relevância de inserir a comunidade acadêmica dentro do TJ: “é preciso que os acadêmicos conheçam bem o tribunal, a sistemática do tribunal, funcionamento, aspectos da vida de desembargador. Isso é extremamente importante para que esse acadêmico se sinta em casa, porque o tribunal é a casa do povo, é a casa do acadêmico de Direito”.
 
O evento é realizado anualmente pelo Centro Acadêmico de Direito e tem o objetivo de trazer os calouros para a realidade das instituições. Durante a semana, os estudantes irão visitar a sede do Ministério Público Estadual (MPE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT).
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: captura de imagem de vídeo colorida do auditório Gervásio Leite. No palco, quatro autoridades estão sentadas, a aluna Maria Aparecida fala em pé e dois cerimonialistas também estão no local. Há um tapete grande e uma parede com textura marrom e luzes douradas. O público está de costas para a câmera, sentado em poltronas pretas.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here