Home Destaque Secretaria de Saúde está realizando pré-conferências para a 2ª Conferência Municipal de...
fullinterna_3


Secretaria de Saúde está realizando pré-conferências para a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental que acontece em Janeiro

| Por


A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Departamento de Ações Programáticas e do Conselho Municipal de Saúde, está realizando cinco Pré-conferências de Saúde Mental em vários bairros da cidade, cujo objetivo é debater e propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações voltadas à área de Saúde Mental em Rondonópolis e Mato Grosso.

Conforme os coordenadores do evento, Mariá Miranda Rocha e Dari Douglas da SMS, a primeira das pré-conferências, aconteceu na terça-feira (07) às 19h no auditório do Bloco D, da Faculdade de Ciências da Saúde do Campus da UFR, e o público-alvo foi a população da região de saúde do Grande Jardim Atlântico. 

HOJE (09) 
A segunda conferência livre, acontece hoje (09) às 19h, nas dependências da Escola Estadual Daniel Martins Moura, onde o público-alvo será a população da região de saúde da grande Vila Operária.

Na próxima semana, mais precisamente na terça-feira (14), será a vez da população do Bairro Pedra 90 participar da conferência de saúde mental. A oficina será no Oratório Salesiano Filhos de Dom Bosco a partir das 19h. 

Na quarta-feira (15) a conferência de saúde acontece com a participação da população do Bairro Vila São Francisco e será realizada nas dependências da Vila Olímpica, a partir das 19h.

Na quinta-feira (16/12) a partir das 14h, na Aldeia Tadarimana, acontece o encerramento do ciclo de oficinas e palestras da conferência municipal de saúde que vai envolver desta feita, a população da região de saúde indígena e rural.

Na verdade, estas prés-conferências estarão abertas ao público em geral e vão constituir subsídios para serem debatidos durante a realização da 2ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece no dia 12 de janeiro, no auditório do Bloco D, da Faculdade de Ciências da Saúde do Campus da UFR, onde serão avaliados os avanços obtidos nos últimos 11 anos, desde a realização da 1ª Conferência Municipal de Saúde ocorrida na cidade, em 2010.

Conforme os organizadores, um dos objetivos da 2ª CMS, será: realizar estas rodas de conversas para avaliar como está a nossa Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), e dizer o que mudou nos últimos anos; como está funcionando, e ainda, ouvir deles (usuários) como está sendo o uso dos serviços. 

A 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Rondonópolis terá como tema: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a ser desenvolvida em eixos e subeixos.

QUATRO EIXOS
Os quatro eixos das discussões temáticas serão: I – Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania; II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; III – Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia: 

Vale destacar que as conferências serão abertas à participação de usuários, trabalhadores, gestores, prestadores de serviços e outras instituições, e ao final de cada pré-conferência, considerando os participantes presentes, serão eleitos, nos seus respectivos seguimentos, os delegados para a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Rondonópolis. 

Lembrando que as propostas aprovadas na 2ª CMSM de Rondonópolis em janeiro, serão descritas no relatório final e aquelas relativas à gestão do Estado serão encaminhadas para a etapa estadual, juntamente à relação dos delegados eleitos, e, a plenária final para avaliação e apreciação das propostas e moções; bem como a eleição dos delegados para a etapa estadual que deve ocorrer em março de 2022.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here