Home Editorias Mato Grosso Ministro visita escola estadual: “Fiquei impressionado; não deve em nada para qualquer...
fullinterna_1
fullinterna_2


Ministro visita escola estadual: “Fiquei impressionado; não deve em nada para qualquer particular”

| Por


O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou ter ficado “impressionado” com a estrutura da Escola Estadual Dr. Mário de Castro, no bairro Pedra 90, em Cuiabá. A nova unidade foi entregue em maio pelo Governo do Estado.

Ribeiro visitou o local na manhã desta sexta-feira (01.10), junto do governador Mauro Mendes.

“Fiquei impressionado com as instalações. Não fica devendo em nada para qualquer escola particular, privada”, disse o ministro, que foi recepcionado com uma apresentação de Siriri do grupo de dança Flor de Castro.

De acordo com o ministro, a melhoria na estrutura da escola fará a diferença na aprendizagem dos alunos e na qualidade de trabalho dos profissionais da Educação. A unidade é referência em educação e a primeira no Estado a adotar projeto de formação profissional em tecnologia, o Profissão 4.0.

“Certamente essas crianças aqui do bairro poderão agradecer no futuro por essas instalações. A gente vê ali cozinha, laboratórios e tudo de primeira para que o jovem e a criança se sinta bem”, destacou.

O governador Mauro Mendes enfatizou a importância da Educação como fator transformador e defendeu a parceria entre todos os órgãos e Poderes para que “verdadeiramente a Educação possa cumprir o papel que ela tem”.

“Eu transformei a minha vida porque pude estudar aqui na Universidade Federal de Mato Grosso. Fiz Engenharia Elétrica e com isso criei as oportunidades que me foram dadas. Como governador, tenho feito todo o possível para melhorar essa realidade e tenho certeza que o ministro e o presidente Jair Bolsonaro também. Fico muito honrado em ter o ministro aqui conosco. Seremos sempre parceiros, para trabalharmos em sinergia, porque é isso que a população espera de todos nós”, declarou.

Também estiveram na visita o senador Wellington Fagundes, o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Ponte; o deputado estadual Elizeu Nascimento; e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

A escola

A Escola Dr. Mário de Castro foi inaugurada em maio deste ano e tem 1.700 alunos matriculados. São 17 salas de aula, laboratórios de física e química, sala do Profissão 4.0, sala de professores, sala de reuniões, secretaria, coordenação e diretoria.

O prédio ainda possui uma ampla cozinha, refeitório e uma quadra poliesportiva de modelo referência, com vestiários feminino e masculino.

As obras da Escola Estadual Dr. Mário de Castro foram retomadas em agosto de 2019 pelo atual Governo. Criada pelo decreto 1.809 de 18 de agosto de 1992, a escola nasceu junto com o bairro. Hoje são mais de 100 mil moradores e a região se transformou. De um bairro periférico, com altos índices de violência, hoje o Pedra 90 tem outra realidade. Comércio próprio, mais seguro, praticamente independente da Região Central da Capital.

Por meio do Programa 4.0, os estudantes terão acesso a conhecimentos teóricos de tecnologia em cursos rápidos e ainda terão equipamentos para colocar em prática o que aprenderem, com aplicações de designer em computador e impressão de protótipos. Também vão aprender sobre robótica e terão aulas de inglês e informática.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here