Home Editorias Mato Grosso Sesp-MT recebe equipe da Senasp para diagnóstico sobre saúde dos profissionais da...
fullinterna_3


Sesp-MT recebe equipe da Senasp para diagnóstico sobre saúde dos profissionais da segurança

| Por


Um diagnóstico sobre a saúde dos profissionais de segurança pública está sendo elaborado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Para isso, o órgão realiza visitas técnicas, desde o dia 29 de julho de 2021, nos órgãos estaduais. Nesta semana, foi a vez da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e as unidades desconcentradas receberem os representantes do Programa de Qualidade de Vida (Pró-Vida) da Senasp.

A coordenadora do Programa, Wenia Silva, explicou que o objetivo das visitas é fortalecer o vínculo com as instituições das unidades federativas. “Repassamos orientações naquilo que é competência do Pró-vida, cuja preocupação maior é o bem-estar dos profissionais de segurança pública. Trabalhamos no eixo da saúde, da segurança no trabalho e valorização profissional e qualidade de vida dos profissionais de segurança pública”, ressalta Wenia Silva.

Mato Grosso é o 11º estado a receber a equipe do Pró-Vida, que foi instituído pela Lei 13.675/2018. A comitiva esteve na sede da Sesp-MT na quarta-feira (08.09) e até esta sexta-feira (10.09), visitou também as unidades da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Polícia Militar (PM-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Sistema Penitenciário.

O diagnóstico faz parte da pesquisa nacional de valorização desenvolvida pela Senasp, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O objetivo é reunir os indicadores de todos os estados, para saber como está a saúde dos profissionais da área de segurança. Servidores de todo o país precisam responder o questionário para a elaboração do diagnóstico e posterior planejamento de políticas.

“É muito importante que todos respondam, pois só assim será possível conhecer a realidade, o cotidiano das instituições, entender as necessidades e as dificuldades do dia a dia do trabalho dos profissionais de segurança. Então, pedimos a participação de todos”, frisa a coordenadora de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança da Superintendência de Gestão de Pessoas da Sesp-MT, psicóloga Mônica Rodrigues de Sousa.

Ela acrescenta ainda que a Sesp-MT tem como compromisso intensificar a divulgação do Pró-Vida junto às instituições de segurança do estado. “Vamos fortalecer e fomentar a integração sistêmica das unidades, porque acreditamos que isso possibilita a contribuição da Senasp no desenvolvimento de políticas voltadas à saúde e bem-estar dos profissionais”.

Projetos implementados

Desde 2015, o órgão trabalha em ações de promoção da qualidade de vida dos profissionais e, em 2019, aderiu ao incentivo financeiro do Pró-Vida para acessar recursos no eixo da valorização profissional. Com a primeira remessa de recursos, por exemplo, no valor de R$ 1,5 milhão, foi possível reestruturar as academias de atividades físicas. Já na área de saúde e segurança, foi contratada uma empresa especializada para realização de laudos técnicos ambientais.

Além disso, a Sesp-MT tem intensificado a capacitação dos profissionais. Ao todo, entre 2019 e 2020, foram aplicados recursos de aproximadamente R$ 13 milhões dentro do eixo valorização profissional, que inclui as qualificações, saúde e segurança e atendimento psicossocial.

Atualmente, a Secretaria trabalha também na intensificação do projeto de atenção à saúde mental, considerando a natureza do trabalho dos profissionais da área de segurança. “Principalmente neste período pandêmico, observamos que várias questões relacionadas à saúde mental foram potencializadas, o que demanda um olhar especial”, explica Mônica Rodrigues.

Outra iniciativa é a implantação da gestão por competências, tendo como projeto-piloto a Superintendência de Gestão de Pessoas da Sesp-MT, que será implementado nas outras forças de segurança posteriormente.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here